Um grupo de 1,5 mil professores da rede municipal de ensino participou na manhã deste sábado (30/03) de uma formação promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Smed). Com o tema “Olhares sobre a adolescência: de boas com a gurizada”, o encontro, que ocorreu na sede da Fundação Marcopolo, contemplou os docentes concursados em Área II, correspondente aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As palestras abordaram a saúde mental dos adolescentes.
A abertura do evento foi marcada pela apresentação da orquestra da Fundação Marcopolo, composta por estudantes da rede. A programação contou com duas falas, ambas relacionadas às culturas juvenis e à saúde dos jovens. Nilda Stecanela, professora aposentada pelo Município e doutora em Educação, falou sobre sua tese, na qual apresenta um diálogo entre a sociologia da educação e da juventude. No segundo momento, a coordenadora do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, Andreia Novo Volkmer, e a psicóloga Natália Fattah, apresentaram, juntas, questões referentes ao diagnóstico e prevenção da automutilação e suicídio na adolescência.
Foto por Renata Zanatta
Foto por Renata Zanatta
Foto por Renata Zanatta
Foto por Renata Zanatta
Foto por Renata Zanatta
Foto por Renata Zanatta
Foto por Renata Zanatta
Foto por Renata Zanatta
Foto por Renata Zanatta
Foto por Renata Zanatta
Para Bruna Costa, professora da Escola Municipal Machado de Assis, além de um momento de aprendizado, o encontro proporcionou a integração dos profissionais. “A formação continuada é muito importante. O tema abordado foi bem específico e focado naquilo que precisamos ouvir. Os adolescentes hoje não são mais padronizados, então é preciso estar sempre se aprimorando para lidar com eles. Também foi uma oportunidade para encontrar os colegas das outras escolas para ampliar esse debate”, expõe.
De acordo com a diretora pedagógica da Smed, Flávia Basso Morés, as expectativas para a formação foram atingidas. “Ficamos satisfeitos em poder proporcionar um encontro em que diferentes profissionais, com histórias e constituições diversas, se reúnem para dialogar com algo que é comum ao cotidiano de todos. As palestras deram o tom do trabalho pedagógico a que nos propomos enquanto mantenedora. A ideia é continuarmos trazendo para a roda, além de assuntos mais pontuais e específicos, temas de interesse coletivo. O objetivo é que nossa rede possa estar cada vez mais fortalecida e segura na execução do seu trabalho", garante Flávia.
Assessoria de Imprensa - Smed