1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Março

Secretaria do Urbanismo e Guarda Municipal intensificam fiscalização no Carnaval

Ação busca inibir presença de comerciantes ambulantes durante blocos de rua e barrar eventos não autorizados

Atualizada dia

Durante o feriadão de Carnaval os trabalhos do setor de Fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) irão se intensificar. Na última quarta-feira (27/02), os fiscais se reuniram com a Guarda Municipal (GM) da prefeitura e também com a Brigada Militar (BM) para ajustar os últimos detalhes das ações. A fiscalização acontecerá em todos os blocos de rua.

Na reunião ficaram definidos os horários de trabalho e também a forma de atuação. De acordo com o coordenador de Operações de Fiscalizações da SMU, Rodrigo Lazzarotto, o objetivo é inibir a presença do comércio ambulante em meio aos blocos de rua.

“Já tínhamos pré-definido alguns procedimentos, mas no encontro fechamos todos os detalhes. Vamos chegar nos blocos com antecedência, pra não permitir que os ambulantes estejam nas proximidades dos eventos. Essa é uma das maiores reclamações do pessoal que organiza, porque eles também vendem produtos e pagam taxas para liberação do espaço”, justificou Rodrigo.

Oito fiscais da SMU trabalharão na fiscalização com apoio da Guarda e da BM para fazer possíveis apreensões de mercadoria. “A BM e a Guarda estão com bastante efetivo e vão nos acompanhar nessas abordagens. Vamos primeiro abordar de forma educativa, dizendo que é proibido. Mas caso eles persistam, vamos fazer a apreensão da mercadoria e dos equipamentos que eles estiverem usando”, ressaltou.

Além da fiscalização nos blocos autorizados, a SMU também fará a verificação de denúncias sobre eventos de rua que estariam programados sem autorização prévia da prefeitura.

“Divulgamos bastante que era necessário autorização. A maioria dos blocos se inscreveu de forma correta e atendeu a todas as demandas. Então a gente vai tentar coibir ao máximo a existência de outros blocos que não estejam autorizados. Talvez a gente não consiga impedir a realização, mas vamos localizar o organizador, fazer a notificação e, posteriormente, multar”, garantiu o coordenador de fiscalização.

1 de março

Bloco POP: 14h30min - em frente ao Centro POP (Rua Duque de Caxias, nº 2631, bairro Pio X), após, concentração na Praça Dante Alighieri

2 de março

Carnaval do Luizinho: 15h - Rua Jacob Luchesi, n° 3074, bairro Cohab

Bloco da Ovelha: 12h - Rua Tronca, n° 3483, bairro Rio Branco, após, concentração na Praça das Feiras

3 de março

Bloco da Gringa: 15h - em frente ao Bar dos Vermelhos (Av. Luíz Franciosi Sério, nº 445, em Forqueta) - somente no dia 3.

3 e 5 de março

Bloco da Velha: 14h (domingo) e 15h (terça-feira) - Rua Dom José Baréa, entre as ruas Andrade Neves e Treze de Maio

9 de março

Escola de Samba Filhos de Jardel: 14h - fechamento da Rua Assis Brasil, esquina com as ruas Humberto de Campos e Nestor Moreira, bairro Jardelino Ramos

Bloco da Farofada: 16h - Praça de Galópolis

10 de março

Escola de Samba Incríveis do Ritmo: 15h - área verde em frente à sede da Escola (Rua Luiz Francescutti, n° 2044, bairro Pioneiro)

15 de março

Bloco Afro Navio Negreiro: 20h - Praça Dante Alighieri, com deslocamento até a Estação Férrea

Carnaval

O trânsito sofrerá alterações durante o carnaval. Saiba mais aqui: https://bit.ly/2IJu9TN.
Diversos serviços municipais terão horário diferenciado. Confira: https://bit.ly/2BZ1unT.

Assessoria de Imprensa - SMU