1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Março

SMTTM instalará semáforos em cruzamentos com frequência de acidentes de trânsito

Equipamentos contribuirão para disciplinar tráfego de veículos e garantir segurança de motoristas e pedestres

Atualizada dia

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) instalará novos semáforos em três locais com frequentes registros de acidentes em Caxias do Sul. Os equipamentos buscam disciplinar e levar mais segurança no trânsito de veículos e de pessoas no cruzamento da rua Pinheiro Machado com a Conselheiro Dantas, no bairro Nossa Senhora de Lourdes; e na esquina das ruas Pedro Tomasi com a Plácido de Castro e na Santos Dumont com a Vereador Mário Pezzi, ambas no bairro Exposição. Os projetos incluem ainda uma quarta sinaleira, desta vez para a travessia de pedestres, na avenida Rio Branco, entre a avenida Itália e a rua Machado de Assis, no bairro São Pelegrino.

No entroncamento das ruas Pinheiro Machado, Conselheiro Dantas e Armelindo Mandelli, em Lourdes, a Fiscalização de Trânsito e a Brigada Militar (BM) atenderam ao chamado de 33 colisões apenas com danos materiais entre 2016 e fevereiro deste ano. De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, o trecho apresenta problemas de visibilidade que contribuem para a insegurança no trânsito. No local, a preferência é de quem sobe a rua Armelindo Mandelli e faz a conversão à direita na Conselheiro ou segue em direção à Pinheiro Machado. Quem está trafegando na Conselheiro é obrigado a parar no local, ação muitas vezes insuficiente para evitar colisões.

“É um trecho bastante delicado daquela região do bairro Lourdes e Sagrada Família, uma vez que não há como ter segurança no trânsito quando não há visibilidade. O nosso propósito é garantir a mobilidade da via, mas disciplinando os acessos e definindo tempos para as preferenciais”, explica Soares.

Os dois semáforos que serão instalados no bairro Exposição também buscam contribuir com a mobilidade do trecho e a frear o número de acidentes de trânsito. De 2016 até fevereiro deste ano foram atendidas 13 ocorrências de colisões apenas com danos materiais no cruzamento da Pedro Tomasi com a Plácido de Castro. Na Santos Dumont com a Vereador Mário Pezzi foram seis ocorrências registradas nos últimos três anos. Além de serem resultados de acompanhamento do trânsito por parte da secretaria, a instalação dos equipamentos também atende pedido dos moradores, que registraram a solicitação por meio de protocolo na SMTTM.

“A Plácido de Castro está cada vez mais consolidada como uma rota de saída da área central em direção aos bairros das zonas Sul e Leste, tirando o fluxo da Sinimbu, por exemplo. São comportamentos importantes do nosso motorista, fazendo com que os investimentos em equipamentos de trânsito acompanhem esses movimentos e se façam presentes em mais trechos da área central e dos bairros”, reforça Soares.
Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Já na avenida Rio Branco, o planejamento prevê uma sinaleira com acionamento por meio de botoeiras

Foto por Leonardo Portella

Pedro Tomasi com a Plácido de Castro

Foto por Leonardo Portella

Entroncamento das ruas Pinheiro Machado, Conselheiro Dantas e Armelindo Mandelli

Foto por Leonardo Portella

Entroncamento das ruas Pinheiro Machado, Conselheiro Dantas e Armelindo Mandelli

Foto por Leonardo Portella

Já na avenida Rio Branco, o planejamento da pasta prevê uma sinaleira com acionamento por meio de botoeiras e a sincronia do novo equipamento com os demais semáforos instalados na região. A avaliação do secretário e dos técnicos da pasta é que os pontos de travessia existentes próximos à Igreja São Pelegrino são distantes uns dos outros, fazendo com que pedestres realizem a travessia em locais inadequados.

A previsão é de que os equipamentos entrem em operação ainda no primeiro semestre deste ano. Todos os semáforos instalados pela SMTTM são acompanhados de serviços de sinalização viária, como instalação ou manutenção de faixas de pedestres e retenção, além de reforço na instalação de placas de trânsito. Há também a presença de botoeiras sonoras, equipamento responsável por pausar o tráfego de veículos e dar orientações de voz para pessoas com deficiência.

A comunidade pode sugerir a implantação de semáforos e a realização de trabalhos de sinalização de trânsito pelo Alô, Caxias, no telefone 156, ou pelo site www.caxias.rs.gov.br.

Assessoria de Imprensa - SMTTM