1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Abril

Após pedido da comunidade, prefeitura concede nova área de lazer para estudantes da Escola Érico Cavinato

Amob Cidade Nova será retomada pela prefeitura e espaço passará a ser utilizado pela instituição

Atualizada dia

Os 550 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Cavinato passarão a contar com uma nova área de lazer, que inclui um campo de futebol, para as atividades recreativas e esportivas. Isso será possível porque a Prefeitura de Caxias do Sul cederá o espaço da Associação de Moradores do Bairro (Amob) Cidade Nova para utilização da instituição.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

A reivindicação partiu dos próprios moradores em uma das visitas do prefeito Daniel Guerra ao local. A mesma demanda também surgiu durante o Gabinete Itinerante, realizado no dia 03 de maio do ano passado, no Salão Paroquial Santíssima Trindade no Cidade Nova. Na época, os moradores reclamaram que a área ficava restrita à Amob, sem uso por parte da comunidade. Desde então, o governo iniciou diversas tentativas de diálogo com os responsáveis, mas não obteve sucesso. Por isso, a prefeitura ingressou judicialmente para requerer a área pública e ganhou a liminar favorável na Justiça, já que foi constatado que o local estava abandonado e não era devidamente usado pela comunidade.

“Nós ficamos muito contentes com a notícia porque é um espaço a mais que a gente pode utilizar. Essa é uma demanda de anos da comunidade do Cidade Nova que reivindicava o uso do centro comunitário para os estudantes, porém sempre encontrava resistência por parte da Amob. Agora, poderemos usar o campo de futebol para as aulas de Educação Física, já que a escola possui apenas um pátio para todas as 22 turmas. Além disso, em dias de chuva, também poderemos usar o espaço da Amob para as atividades”, relata Eroni Lemos, diretora da Érico Cavinato.
Galeria de imagens
1 de 8 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Após a liminar, serão providenciados os trâmites da reintegração de posse.

Desapropriações

Na última semana, a Prefeitura de Caxias do Sul também recebeu sentença favorável para a reintegração de posse da Amob do Loteamento Vila Esplanadinha – Vila Gauchinha. O espaço servirá como sede de equipamentos públicos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), economizando um valor que, hoje, é destinado para aluguel.

A PGM já ingressou com ação para reintegração de posse do Centro Comunitário de Galópolis, que foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por apresentar riscos de segurança. O Município notificou a saída da Amob do local, prezando pela proteção dos moradores e seguindo as orientações dos bombeiros.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias do Sul