1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Abril

Comdica recebe 84 inscrições para curso preparatório obrigatório de conselheiros tutelares

Aprovados poderão se candidatar para as eleições do mandato 2020-2024

Publicada dia

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) recebeu, até a última quinta-feira (18/04), a inscrição de 84 candidatos para curso preparatório obrigatório, que integra o processo seletivo e eleitoral dos novos conselheiros tutelares. Nesta semana, o Conselho está promovendo o curso.

O Comdica organiza e coordena todas as etapas do processo seletivo e eleitoral. Após o curso preparatório, os candidatos passam por uma análise de documentação, seguida de prova escrita, avaliação psicológica e, por fim, em outubro, será realizada a eleição dos novos conselheiros para o mandato 2020-2024. Todos os cidadãos que já são eleitores do Município podem participar da votação para eleger os candidatos para atuarem nos Conselhos das regiões Norte e Sul.

“A formação dos conselheiros tutelares é fundamental para que eles tenham todas as competências legais e exerçam as atividades de forma efetiva na garantia dos direitos, conforme as leis de proteção às crianças e aos adolescentes”, disse a presidente do Comdica, Odete Araldi Bortolini.

O que é preciso para ser um conselheiro tutelar

Para estar no Conselho Tutelar, o candidato deve ter experiência mínima de dois anos na área de defesa ou atendimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Atestar e descrever as atividades desenvolvidas por meio de comprovação de vínculo empregatício ou voluntariado. O candidato também deve ser apresentado por alguma entidade inscrita ou que seja membro do Comdica. Também é necessário que o candidato resida no município e tenha concluído o Ensino Médio.

Assessoria de Imprensa - FAS