1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Abril

Maio Amarelo: mês de atenção ao trânsito terá mais de 60 atividades

Ações buscam aproximar comunidade com trabalho dos agentes e ampliar a discussão sobre atitudes seguras no dia a dia

Atualizada dia

Disseminar uma cultura de paz e de responsabilidades com o propósito de frear o número de vidas perdidas no trânsito será o principal foco da programação do Maio Amarelo em Caxias do Sul. A iniciativa da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”, uma recomendação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e que norteará as ações locais programadas ao longo do mês. Estão previstas mais de 60 iniciativas com a comunidade em diversos pontos da cidade.

As atividades contarão com cursos gratuitos abertos à população, novos projetos, palestras em Centros de Formação de Condutores (CFCs) e entidades, atividades educativas em escolas da rede pública e privada e nas ruas de Caxias do Sul. A organização é da Escola Pública de Trânsito (EPT), departamento da SMTTM. O Conselho Municipal da Juventude (Comjuve) e a Coordenadoria da Juventude, ambos vinculados à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), apoiarão as ações.

Foto por Leonardo Portella

A largada do movimento será nesta sexta-feira (26/04), às 10h45, durante o lançamento do Maio Amarelo. Além de mostrar as atividades à comunidade, haverá uma apresentação de teatro de estudantes da Escola Estadual São Caetano. Os alunos participaram do projeto Acolhedores, realizado pela primeira vez durante o ano passado pela EPT em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). A encenação é baseada na história do estudante Jackson Bottim, que ficou tetraplégico após ser atropelado por um veículo em Garibaldi.

Assim como o Acolhedores, cuja segunda edição será realizada neste ano com estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Evaristo de Antoni para incentivar ações em sala de aula com foco no trânsito, a EPT colocará em prática uma nova iniciativa de aproximação com a juventude e em parceria com a Cipave. O projeto Jovem no Trânsito apostará no diálogo e em uma participação mais próxima e menos formal para atrair o interesse do público com a temática de boas práticas no trânsito. A ação será apresentada para todo o Rio Grande do Sul em um evento promovido pela Secretaria Estadual da Educação, em Porto Alegre, no dia 15/05.

Comunidade

Outra novidade organizada durante o mês será o programa “Fiscal por um Dia”, que convidará a comunidade a vivenciar o trabalho dos agentes de trânsito do município. Os participantes serão acompanhados pelos servidores em ações de rotina e poderão conhecer o funcionamento do serviço, o trabalho de orientação do trânsito de veículos e de pessoas e as diversas infrações de trânsito cometidas diariamente pelos motoristas e flagradas pelos fiscais. Serão quatro edições ao longo do mês, sempre às quintas-feiras, limitado a três participantes em cada data. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (54) 3290-3955 ou 3290-3956.

“Quando um agente de trânsito cobra o uso do cinto de segurança, a não utilização do celular ao volante, e a alcoolemia, por exemplo, ele está atuando para que essas infrações não sejam determinantes para o registro de acidentes e mortes no trânsito. Ou seja, os fiscais também salvam vidas. Por isso estamos apostando na aproximação da comunidade com a fiscalização para que mais pessoas tenham conhecimento do funcionamento desse importante trabalho”, explica o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares.

Também estão programadas ações com a participação de motociclistas. Os fiscais de trânsito da unidade realizarão ações educativas em bares e restaurantes com foco na orientação específica aos motoboys. “É um público que dificilmente se envolve com as atividades de educação para o trânsito. Por isso, nós vamos até eles e trabalharemos fortemente com orientações de segurança que visam reduzir as estatísticas e ter mais segurança no dia a dia do trânsito”, reforça o gerente da EPT, Joelson Queiroz.

Além dessas atividades, haverá novas turmas dos cursos de Mecânica de Batom e Bigode (voltados à manutenção e dicas básicas sobre automóveis para mulheres e homens), Mecânica de Capacete (com dicas para motociclistas), Superando o medo de dirigir (atividade voltada à orientação para pessoas com dificuldade de conduzir o veículo nas ruas) e Viva Bike (capacitação para a formação de ciclistas).

E como forma de marcar o mês especial de alerta para o trânsito, o prédio da SMTTM, no bairro Pio X, o Monumento Nacional ao Imigrante e o chafariz da Praça Dante Alighieri, além do Centro Administrativo, terão iluminação em amarelo durante o mês.

Programação Maio Amarelo 2019
Publicado dia 24/04/2019 às 17:59

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento mundial de conscientização pela segurança no trânsito e redução de acidentes. Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

São organizadas diferentes atividades pelo poder público e empresas privadas, sempre com o objetivo de reduzir os altos índices de acidentabilidade em todo o mundo. Em Caxias do Sul, as ações ficam a cargo da Escola Pública de Trânsito (EPT), departamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) da Prefeitura de Caxias do Sul.

Assessoria de Imprensa - SMTTM