1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Abril

Prefeitura decretará situação de emergência após temporal do último sábado

Documento agilizará compra de materiais e recebimento de seguros por parte dos agricultores

Atualizada dia

O prefeito Daniel Guerra decretará situação de emergência em Caxias do Sul após o temporal de granizo que atingiu a cidade no último sábado (13/04). Em reunião nesta segunda-feira (15/04), diversas secretarias municipais que prestaram atendimento, bem como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Região Serra, começaram a compilar dados e articular a construção do decreto. Apesar de não gerar grandes danos ou pessoas feridas e desabrigadas, constatou-se que o temporal foi abrangente, atingindo diversas áreas diferentes do território caxiense. O documento deverá ser publicado ao longo da semana.

O principal objetivo do decreto é viabilizar a dispensa de licitação para a compra de materiais necessários ao atendimento. A Secretaria da Habitação já distribuiu 26,8 mil metros quadrados de lonas e cadastrou 207 pessoas para o recebimento de telhas. A decretação facilitará a reposição desses itens e a distribuição a mais pessoas atingidas, conforme a necessidade. Além disso, apresentando o decreto, será mais fácil o resgate de seguro da produção por parte dos agricultores que tiveram prejuízos.

O último relatório da Defesa Civil Região Serra informa que 523 residências foram destelhadas ou tiveram as telhas perfuradas em Caxias do Sul. Para decretar emergência, é necessário reunir uma série de informações que comprovem a situação do Município. O grupo de trabalho que está viabilizando essa tarefa é composto pelas secretarias municipais da Habitação, de Obras e Serviços Públicos, de Segurança Pública e Proteção Social (que abrange a Defesa Civil Municipal), do Meio Ambiente, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Urbanismo, de Trânsito, Transportes e Mobilidade e da Educação. A equipe ainda conta com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Fundação de Assistência Social (FAS), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Região Serra.

Não há relato de necessidade de arrecadação de itens de quaisquer tipos em virtude do temporal.

Galeria de imagens
1 de 9 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias do Sul