1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Abril

Prefeitura promove encontro sobre inclusão de PCDs no ambiente de trabalho

Capacitação busca integração mais efetiva com foco em servidores que possuam alguma deficiência

Publicada dia

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) da Prefeitura de Caxias do Sul reuniu os servidores da Diretoria de RH em um encontro para conhecer o trabalho de inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs) no ambiente de trabalho, desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). O gerente de RH, Nilton Kleber Nicolodi, e as psicólogas Patrícia Bonatto Tisato e Elizandra Dors foram recebidos pelo diretor de RH da SMRHL, Edelvan Peruzzo. Eles apresentaram o planejamento, os desafios e os resultados do trabalho desenvolvido durante reunião nesta quinta-feira (04/04), no Centro Administrativo.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Rodrigo Fischer

Foto por Rodrigo Fischer

“A preocupação do Município é de que a inclusão aconteça efetivamente, de forma que os relacionamentos entre os servidores possam evoluir e a prestação dos serviços ocorra com qualidade para a população”, disse o diretor de RH da SMRHL, Edelvan Peruzzo. Em 2018, assistentes sociais da SMRHL realizaram uma visita técnica à Universidade e sugeriram o compartilhamento da experiência com o serviço municipal.

“Vários pilares são necessários para que a inclusão ocorra. É preciso o envolvimento da família, dos colegas, da chefia e da estrutura de trabalho. A missão vai além do RH, ela é institucional”, declarou o gerente de RH da UCS, Nilton Kleber Nicolodi. As psicólogas Patrícia Bonatto Tisato e Elizandra Dors enfatizaram que a sistemática de trabalho desenvolvida busca a efetividade da inclusão, não somente o cumprimento de cotas.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Vânia Cassol

Foto por Vânia Cassol

O Município já conta com uma estrutura para garantir as condições de trabalho como monitores mais amplos e lupas eletrônicas, entre outras. Servidores da SMRHL como médico, psicólogo, assistente social, engenheiro e técnico de segurança do trabalho auxiliam na integração e adequação dos espaços para os funcionários. A prefeitura vem realizando a adequação de prédios públicos e investindo em equipamentos como painéis eletrônicos e sonoros. Dados do IBGE apontam que aproximadamente 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência.

Assessoria de Imprensa - SMRHL