1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Abril

Smapa e Inspetoria Veterinária Estadual promovem palestra sobre tuberculose e brucelose bovina

Evento ocorre nesta quinta-feira (18/04), no salão da comunidade de São Francisquinho, às 19h30, em Criúva

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em parceria com a Inspetoria Veterinária Estadual, promoverá uma palestra sobre tuberculose e brucelose bovina. A atividade será ministrada pela veterinária da Inspetoria, Luiza Virgínia Caon, no salão da comunidade de São Francisquinho, em Criúva, nesta quinta-feira (18/04), a partir das 19h30.

“Existem muitos casos de tuberculose e brucelose bovina no município. Nós estamos fazendo o possível para prevenir os produtores rurais de qualquer doença que possa atingir seu rebanho”, destacou Virgínia. A participação é gratuita.

A tuberculose bovina é causada por uma bactéria. Crônica nos animais, a doença também é transmissível para o homem. Nos bovinos, causa lesões em diversos órgãos e tecidos, como pulmões, fígado, baço e até nas carcaças. Os animais podem apresentar emagrecimento acentuado e tosse. Já a brucelose bovina é uma doença infecciosa causada por bactérias. Causa abortos e algumas vezes infertilidade temporária ou permanente.

Assessoria de Imprensa - Smapa