1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Abril

Tarde Azul alusiva ao autismo terá atividades de lazer gratuitas

Evento no Parque dos Macaquinhos busca conscientizar sobre o tema

Publicada dia

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04), a Coordenadoria de Acessibilidade, da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), e a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Caxias do Sul promovem no próximo domingo (07/04) a Tarde Azul, no Parque dos Macaquinhos. O evento gratuito começa às 15h e terá atividades de recreação da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), além de apresentação musical. Em caso de chuva, a atividade será transferida para o dia 13 de abril.

A data do dia 2 de abril, estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de conscientizar a sociedade como um todo sobre as necessidades e características de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Há sete anos, a Coordenadoria de Acessibilidade e a AMA realizam a ação, buscando proporcionar, além do conhecimento sobre o tema, momentos de interação e descontração para crianças com autismo.

A titular da Coordenadoria, Cassandra Gomes Ramos, explica que as atividades oferecidas no evento são ideias para o lazer das crianças autistas. “Na maioria dos casos, o autista é introspectivo. Uma das grandes dificuldades é a interação social, que é transversal a todos os autistas. Vamos levar essas atrações que estimulam o contato, como o Ônibus Brincalhão e as camas elásticas da Smel, além da apresentação do músico Samuel Sodré, já que a música também é muito benéfica para os autistas. O Parque dos Macaquinhos também é ideal para essa atividade, pois é um lugar calmo, tranquilo”, salienta.

Cassandra também convida a população em geral para participar da Tarde Azul. “Queremos que a comunidade caxiense faça parte desse evento, para se divertir conosco. É importante que as pessoas saibam que, apesar de o autista não ter uma deficiência aparente, eles precisam de atenção e cuidados especiais, como o atendimento prioritário em locais públicos”, lembra a responsável pelo evento.

Foto por Fábio Campelo

Iluminação em pontos da cidade

Desde segunda-feira, lugares turísticos de Caxias do Sul estão iluminados com lâmpadas azuis, também marcando o Dia de Conscientização do Autismo. A Igreja de São Pelegrino, a Paróquia Imaculada Conceição, o Monumento ao Imigrante e o chafariz da Praça Dante Alighieri, além do Centro Administrativo Municipal, terão iluminação diferenciada até domingo.

O azul é a cor escolhida em alusão ao autismo pois a maioria das crianças afetadas, três entre quatro, são meninos.

Assessoria de Imprensa - SMSPPS