1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Abril

Tarde Azul mobiliza 150 pessoas no Parque dos Macaquinhos

Ação foi alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Atualizada dia

Cerca de 150 pessoas participaram da Tarde Azul, ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, neste sábado (13/04), no Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos). As crianças e suas famílias puderam aproveitar muitas brincadeiras organizadas pela equipe de recreação da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Também ocorreu uma apresentação musical com o artista Samuel Sodré.

A atividade foi promovida pela Coordenadoria de Acessibilidade, da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) da prefeitura, e pela Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA).

O dia foi especial para Marcelo Garcias de Aguiar, 13 anos, que tem autismo severo. “É a segunda vez que nós participamos. No ano passado, quando chegamos próximo ao parque, ele não quis entrar. Neste ano, entrou e aproveitou bastante o ambiente. Ele gosta de ficar mais isolado, vendo o movimento dos carros, sentindo a grama... O tato para eles é muito importante”, conta a mãe, Maria Isabel dos Santos Garcias. Para ela, eventos como esse são bons não apenas para as crianças. “É muito bom virmos aqui porque também encontramos outras mães com as mesmas dificuldades e podemos partilhar experiências. Sei que se meu filho ou outra criança gritar, ninguém vai ficar reparando, pois todos entendem”, explica.

A presidente da AMA, Luiza Palhano, trouxe o filho autista, Ruan Palhano, também de 13 anos. “O parque é um ambiente ideal para eles. Como é cercado por árvores, não há tanta poluição sonora. Com isso, eles ficam menos agitados, ficam calmos. Assim, eles interagem entre eles e isso promove a inclusão”, conta Luiza.

A Tarde Azul ocorre anualmente em abril e busca conscientizar a comunidade sobre o tema. Diversos participantes vestiam camisetas azuis com dizeres como “Autismo não é falta de educação” e “Autismo não tem cura, preconceito tem”.

Galeria de imagens
1 de 11 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Assessoria de Imprensa - SMSPPS