1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Maio

Escola Municipal João De Zorzi participa de ato cívico da Liga de Defesa Nacional

Projeto realizado em parceria com a Smed visa incentivar patriotismo entre os estudantes

Publicada dia

A Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Zorzi, no bairro Centenário, junto da Associação Criança Feliz, recebeu, na tarde da última terça-feira (28/05), a 25ª edição do projeto “Valorizar o Civismo e a Cidadania é Legal”. A iniciativa é da Liga de Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul, Núcleo de Caxias do Sul, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) da Secretaria Municipal da Educação (Smed).

Estudantes, professores e funcionários das duas instituições interromperam suas atividades rotineiras para prestar uma homenagem à pátria. Os participantes cantaram o Hino Nacional e hastearam as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul. O evento contou com apresentações musicais dos estudantes e da banda do 3° Grupo de Artilharia Antiaérea (3o GAAAE) do Exército Nacional Brasileiro.

O presidente da Liga, Marcos Antônio Tronca, explica que a entidade cívica não possui vínculos partidários ou governamentais. “A Liga nasceu com o objetivo de cultuar e propagar o civismo entre os cidadãos. Dentre as atividades que realizamos, estão as ações nas escolas públicas e privadas, onde procuramos mostrar para os estudantes a desvinculação entre governo e pátria”, aponta. De acordo com Tronca, o retorno das ações nas escolas é gratificante. “Deixamos bandeiras nas instituições de ensino, a fim de incentivar e viabilizar o culto aos símbolos nacionais. Algumas escolas que não tinham o hábito de cantar o hino semanalmente, acabaram aderindo”, expõe.

Na Escola João De Zorzi, cantar o hino uma vez na semana já faz parte da rotina. “Receber a Liga pela primeira vez é sinônimo de muito orgulho. Junto da Associação Criança Feliz, estamos sendo reconhecidos e temos a oportunidade de mostrar para as crianças que o civismo vai além de cantar o hino”, diz a diretora Tania de Almeida Neuwald. Ela acredita que o amor à pátria, muitas vezes, é deixado de lado em função das mídias e da violência. “Momentos como esse são muito importantes para desenvolver esse sentimento nas crianças. É preciso que elas tenham um norte, que acreditem em alguma coisa e entendam que têm um lugar para voltar”, declara.

Para o assessor pedagógico da Smed e referência da Cipave, Délcio Cruz Júnior, o trabalho da Liga, como corporação de apoio efetivo, garante uma significativa atividade cívica e cultural de estímulo ao patriotismo na rede municipal de ensino. “A ação também contempla o Eixo de Promoção ao Civismo e à Cidadania da Cipave, uma vez que promove o senso de respeito comunitário, identidade cívica e pertença ao nosso município, estado e país dos estudantes”, aponta.

Na ocasião ocorreu, ainda, a entrega de medalhas de homenagem aos integrantes da diretoria da Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, Núcleo de Caxias do Sul, e aos familiares do soldado Fabiano Heck Lunkes, que faleceu em confronto no dia 25 de abril.

Galeria de imagens
1 de 12 imagens

Foto por Renata Zanatta

Foto por Renata Zanatta

Foto por Renata Zanatta

Foto por Renata Zanatta

Foto por Renata Zanatta

Foto por Renata Zanatta

Foto por Renata Zanatta

Foto por Renata Zanatta

Foto por Renata Zanatta

Foto por Renata Zanatta

Foto por Renata Zanatta

Foto por Renata Zanatta

Assessoria de Imprensa – Smed