1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Maio

Maio Amarelo: capacitação oferecida pela SMTTM busca ajudar pessoas com medo de dirigir

Curso gratuito e aberto à comunidade será realizado nesta quarta-feira, às 18h30

Atualizada dia

Entrar no carro, colocar o cinto de segurança, girar a chave e sair dirigindo pelas ruas. Essas podem ser práticas simples e automáticas para muitas pessoas, mas também motivos de medo e insegurança para motoristas e futuros condutores. É pensando nesse grupo que a Escola Pública de Trânsito (EPT), departamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), realiza o curso Superando o Medo de Dirigir nesta quarta-feira (15/05), a partir das 18h30. A iniciativa faz parte da programação do Maio Amarelo em Caxias do Sul.

Envolver esse público é importante, segundo o fiscal de trânsito e gerente da EPT, Joelson Queiroz, para que mais pessoas se sintam confiantes na hora de conduzir um veículo e que isso resulte em mais segurança pelas ruas da cidade. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o medo de dirigir atinge cerca de dois milhões de brasileiros. Em Caxias do Sul, o curso foi retomado no ano passado e 120 pessoas participaram das atividades oferecidas pela SMTTM alusivas à temática.

“Dirigir requer atenção e a realização de muitos movimentos simultâneos e nem todos os condutores se sentem preparados para encarar o dia a dia do trânsito. Por isso, esse é um dos cursos que mais vem atraindo interessados e que chega a ter lista de espera para novas turmas. Ou seja, é um assunto importante e que ganha atenção nas nossas atividades, visando mais segurança”, destaca.

Para o psicólogo William Fiuza, que participa da capacitação com a comunidade, o medo de dirigir pode ter várias causas. Pode ser resultado de uma experiência traumática devido a algum acidente; falta de prática na direção; autocobrança por não se permitir errar na condução e temor de realizar manobras que possam atrapalhar a circulação no trânsito, por exemplo.

“O primeiro passo para vencer o medo é reconhecer que ele existe. Que está tudo bem ter esse sentimento, que ele não é eterno e que a pessoa não precisa ser uma motorista exemplar em um primeiro momento”, explica.

Fiuza também reforça que a prática é fundamental para a retomada da confiança.

“Uma segunda etapa é a pessoa entrar em contato com a direção do veículo. Para ter prática é preciso praticar e essa exposição pode ser gradual, com um passo de cada vez, até que ela possa ir desenvolvendo a segurança necessária. O medo não acaba de uma hora para outra”, afirma.

A busca por mais confiança no comando de um veículo fez com que a aposentada Maria José Mendes, de 58 anos, se inscrevesse no curso. Após três tentativas frustradas de obter a primeira habilitação, ela ainda segue com o sonho de obter a permissão, comprar um carro e sair pela cidade sem depender de carona.

“A ansiedade me atrapalha e acabo reprovando. Mas não penso em desistir. Quero ter o meu carro e a liberdade que dirigir pode proporcionar. E quando soube do curso não pensei duas vezes antes de me inscrever. Quero conhecer o que o pessoal tem a passar para que eu e mais pessoas possam superar esse problema”, contou.

O Superando o Medo de Dirigir é realizado no auditório da SMTTM, que fica localizada na rua Moreira César, nº 1.666, no bairro Pio X. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (54) 3290.3955 ou (54) 3290.3956 ou pelo e-mail escolatransito@caxias.rs.gov.br. No final da atividade, todos os participantes recebem certificados.

Assessoria de Imprensa - SMTTM