1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Maio

Maio Amarelo: Mecânica de Batom e outros cursos de trânsito estão com inscrições abertas

Estão previstas capacitações gratuitas para condutores, motociclistas, ciclistas e futuros motoristas

Atualizada dia

A Escola Pública de Trânsito (EPT), departamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), está com inscrições abertas para cinco cursos gratuitos e voltados à comunidade com a temática do trânsito. Entre as capacitações, estão os tradicionais cursos Mecânica de Batom, Bigode e Capacete; Superando o Medo de Dirigir e Viva Bike. As atividades são ministradas e acompanhadas por fiscais de trânsito.

O primeiro curso agendado é o Mecânica de Batom, que completa 19 anos de atuação neste mês. A atividade será ministrada no dia 11 de maio, a partir das 8h. Voltado às mulheres, condutoras ou não, o curso é de mecânica básica com aula teórica e prática, onde são revisados e repassados conteúdos como troca de pneus, calibragem correta dos pneus, orientações para detectar problemas elétricos e mecânicos, bem como dicas para direção preventiva. No dia 21/05, às 18h30, os mesmos conceitos serão repassados aos homens no curso Mecânica de Bigode.

Para o dia 15/05, às 18h30, está programado o curso Superando o Medo de Dirigir, uma das atividades que mais vem atraindo interessados. A ação é ministrada por psicólogos e acompanhada pelos agentes e busca minimizar o número de pessoas que dirigem com medo, incentivando condutores que possuem dificuldade, medo ou fobia de conduzirem seus veículos em via pública. Podem participar condutores habilitados ou não.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Arquivo

Foto por Arquivo

Foto por Arquivo

Foto por Arquivo

Também estão previstas capacitações aos ciclistas e motociclistas. O Viva Bike será realizado no dia 18/05, às 9h, com orientação para utilização da bicicleta com segurança, proporcionando conhecimentos com base na legislação, manutenção básica e técnicas de pilotagem. No dia 28/05, às 18h30, é a vez da EPT receber motociclistas para o curso Mecânica de Capacete, que busca proporcionar ao público o conhecimento da manutenção preventiva e da segurança de motociclistas, misturando aula teórica e prática.

“Estamos focados em atrair o maior número de pessoas com as atividades de educação para o trânsito. São capacitações oferecidas ao longo do ano, mas que durante o Maio Amarelo ganham datas especiais, como o Mecânica de Batom, que será realizada em um sábado”, reforça o gerente da EPT, Joelson Queiroz.

Como se inscrever

Todas as capacitações serão realizadas no auditório da SMTTM, que fica localizada na rua Moreira César, nº 1.666, no bairro Pio X. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (54) 3290.3955 ou (54) 3290.3956 ou pelo e-mail escolatransito@caxias.rs.gov.br. No final da atividade, todos os participantes recebem certificados.

Assessoria de Imprensa - SMTTM