1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Maio

Novas etapas de obras de mobilidade da SMTTM iniciarão nos próximos dias

Intervenção na avenida São Leopoldo e no cruzamento das ruas Bento Gonçalves e Treze de Maio avançam com outros serviços

Atualizada dia

Novas etapas de duas obras de mobilidade planejadas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) iniciarão nos próximos dias. Os trabalhos de melhorias na avenida São Leopoldo e no cruzamento das ruas Bento Gonçalves e Treze de Maio serão intensificados com serviços de pavimentação e sinalização. Em ambos os locais, as obras exigem atenção dos motoristas durante o período de intervenção.

Na São Leopoldo, a instalação de redes de drenagem e de caixas coletoras devem ser concluídas até a primeira semana de junho. As ações de infraestrutura estão concentradas no sentido Centro/Perimetral e darão melhores condições para o escoamento da água da chuva com o aperfeiçoamento da rede de esgoto. Durante esta semana, após solicitação da SMTTM, a empresa Encopav Engenharia, responsável pela execução da obra, reforçou o fechamento das valetas onde os serviços de drenagem foram realizados. O material aplicado foi removido durante a chuva dos últimos dias, causando degraus na pista e inviabilizando a capacidade de circulação de veículos no trecho. Os pontos estão sendo monitorados e serão novamente reforçados nos próximos dias.

Em seguida, a obra avançará com a realização dos trabalhos de remoção do asfalto existente. A etapa preparará o solo para receber a nova pavimentação, conforme prevê o projeto. O cronograma com o local de início dos novos trabalhos e a necessidade de desvios no trânsito serão alinhados nos próximos dias entre os técnicos da SMTTM e os representantes da empresa contratada. A previsão é que a obra seja entregue em setembro, prazo que depende das condições climáticas. O investimento é de R$ 1.697.478,90 com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Na Bento com a Treze, a SMTTM realiza obras de readequação da inclinação do pavimento para contribuir com a visibilidade dos motoristas e evitar acidentes. Com o rebaixamento da via já concluído e o cruzamento asfaltado, as equipes da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), contratada para a realização do serviço, atuam na adequação do meio-fio e das calçadas. A etapa busca nivelar as estruturas do passeio público com as novas condições do pavimento. Em seguida, a sinalização de trânsito será realizada. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 15 dias.

Na última segunda-feira (27/05), foi implantado um canteiro central no cruzamento. O equipamento disciplinará o trânsito, permitindo que os motoristas que trafegam pela Treze de Maio possam fazer a conversão à direita na Bento Gonçalves de forma livre e sem precisar parar. Com isso, a circulação de veículos segue com restrições no local, com o trânsito da Bento Gonçalves sendo desviado pela rua Coronel Camisão. Na Treze, o tráfego está em meia pista.

De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, é importante que a comunidade compreenda os períodos de intervenção nos locais e considere outras vias como referência. Na avenida São Leopoldo, os motoristas podem optar pela rua Luiz Antunes, no bairro Panazzolo. Na Bento, a rua Ernesto Alves é uma opção de tráfego. “São obras importantes de mobilidade e de infraestrutura e que elevarão a qualidade das nossas vias. A nossa orientação é que os motoristas circulem com atenção nos trechos ou utilizem outras ruas como opção”, afirmou.

Dom José Bárea

Novas obras de mobilidade estão no radar da SMTTM. Está agendado para esta quinta-feira (30/05), às 9h, a realização da licitação para a contratação de serviços de melhorias na rua Dom José Bárea, no trecho entre as ruas Alfredo Chaves e Andrade Neves e na rua Dom Antônio Passagi, entre a Dom José Bárea e a rua Tronca. O investimento na obra é estimado em R$ 680.475,30.

Assessoria de Imprensa - SMTTM