1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Maio

Prefeitura investirá em obras de mobilidade na rua Dom José Barea

Serão pavimentados 320 metros da via em um investimento de mais de R$ 680 mil

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul contratará serviços de pavimentação e infraestrutura na rua Dom José Barea, no bairro Exposição. Planejado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), o projeto prevê melhorias no trecho entre as ruas Alfredo Chaves e Andrade Neves e na rua Dom Antônio Passagi, entre a Dom José Bárea e a rua Tronca. O investimento na obra é estimado em R$ 680.475,30. O processo de licitação, na modalidade de tomada de preços, está agendado para o dia 30 de maio.

O planejamento da obra prevê a execução de serviços de pavimentação asfáltica com CBUQ, sigla de concreto betuminoso usinado à quente, um dos revestimentos mais utilizados em vias urbanas e rodovias e que visa maior durabilidade ao investimento. Também serão realizados trabalhos de terraplanagem, sistema de drenagem e serviços complementares ao longo da via, como sinalização viária, por exemplo. O cronograma da obra prevê ainda que os paralelepípedos existentes nos locais sejam removidos e destinados à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), que reutilizará o material em outras demandas da cidade.

De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, o investimento na Dom José Barea busca elevar a qualidade da via e torná-la uma alternativa de circulação do trânsito no sentido Oeste/Leste da cidade, equilibrando e reduzindo o tráfego de veículos na rua Sinimbu. O local também é uma via utilizada pelo transporte coletivo urbano. “É cada vez mais importante que o motorista utilize outras vias da nossa cidade que possibilitem chegar aos mesmos destinos. A Dom José Barea é um exemplo e receberá melhorias para que funcione cada vez mais como uma opção de tráfego para a saída da área central”, explica.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

A previsão de é que as obras tenham duração de quatro meses a partir da ordem de início dos trabalhos. O trecho a ser pavimentado na Dom José Barea também está próximo de outras melhorias contratadas pela SMTTM nos últimos dois anos, como o asfaltamento de trechos das ruas Dr. Montaury e Rodrigues Alves.

O edital nº 2019/109 estará disponível no site da prefeitura (caxias.rs.gov.br) nos próximos dias. A tomada de preços será realizada no dia 30 de maio, às 9h, na Central de Licitações (Cenlic), localizada junto ao Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves, nº 1.333, bairro Exposição).

Assessoria de Imprensa - SMTTM