1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Junho

Comitiva de Santa Catarina visita COPAS-POA da Smapa

Objetivo do grupo é implementar o SISBI-POA na região carbonífera catarinense

Publicada dia

Caxias do Sul é o exemplo a ser seguido quando o assunto é fomento de agroindústrias. Uma comitiva de Santa Catarina, composta por oito técnicos, visitou o Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal (COPAS – POA), vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), para conhecer a equivalência do Município junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A adesão de Caxias alcançada em fevereiro deste ano permite que agroindústrias cadastradas e adequadas conforme a legislação do COPAS-POA consigam vender seus produtos para todo Brasil.

O grupo faz parte do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina (CIASAMREC) e tem o objetivo de implementar o sistema. “Nós estamos buscando essa adesão e viemos conhecer quais são os procedimentos necessários para alcançarmos esse objetivo. Escolhemos visitar Caxias por ter conseguido a pouco tempo a equivalência”, relatou Mariah de Freitas Marques, diretora administrativa e técnica do CIASAMREC. Doze municípios como Criciúma, Urussanga e Içara fazem parte do consórcio.

Marília Lima de Campos, diretora do COPAS-POA, ressaltou a importância da atividade. “É gratificante ver que o trabalho da nossa equipe é reconhecido nacionalmente e serve de inspiração para outros municípios. O selo SISBI não é só mais um selo no rótulo, significa abertura de mercado, possibilita vender o produto fabricado aqui em todo o Brasil”, exaltou.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Ruan Alves

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

A comitiva iniciou a visita na última terça-feira (11/06) e acabou na manhã desta quarta (12/06). Além de explorarem as rotinas de trabalho que levaram o serviço de inspeção municipal de Caxias a alcançar a adesão, os visitantes ainda conheceram a Agroindústria Friosul, Granja Avícola Edemar e Agroindústria Bolson & Camelo, estabelecimentos com equivalência à inspeção federal.

O COPAS-POA buscou esta equivalência para beneficiar todas as empresas registadas. Na medida que forem adequando seus estabelecimentos, os proprietários podem solicitar este selo. Atualmente, Caxias do Sul conta com quatro agroindústrias com a adesão ao SISBI.

Assessoria de Imprensa - Smapa