1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Junho

Curso de Boas Práticas promovido pelo COPAS-POA e pela UCS reúne 80 pessoas

Objetivo foi capacitar e profissionalizar os agricultores que trabalham no ramo

Atualizada dia

A sala 105 do bloco 57, do campus-sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ficou lotada no último sábado (08/06). Cerca de 80 pessoas participaram do curso de Boas Práticas de Fabricação em manipulação dos produtos de origem animal promovido pelo Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal (COPAS-POA) e pela UCS. Apenas 10 agroindústrias estiveram presentes na capacitação, que foi gratuita.

O curso foi organizado pelas professoras de veterinária da UCS Michelle Gonçalves e Antonella Matei. “Atualizamos o público sobre a importância das boas práticas de fabricação nos alimentos de origem animal, assegurando assim a qualidade e a segurança do alimento levado a mesa do consumidor”, esclareceu Michelle. A capacitação ainda abordou assuntos como a importância das boas práticas de fabricação e metodologias ativas sobre a importância do treinamento e do manual de BPF na indústria, manipulação dos produtos de origem animal, doenças transmitidas por alimentos (DTAs), procedimentos operacionais padronizados (POPs) e higiene pessoal e operacional.

“Estamos buscando profissionalizar o negócio dos agricultores, investindo na formação deles, pois o produto de qualidade é primordial para a saúde da população. Além de prevenir doenças, a agroindústria que implanta Boas Práticas de Fabricação atende à legislação e garante sustentabilidade do seu negócio”, pontuou Marília Lima de Campos, diretora do COPAS-POA.

A empresária rural Cátia Pasquali, 43 anos, é proprietária da Monterra, agroindústria que produz 18 toneladas de queijo por ano em Vila Seca. “Essa atividade oferecida pelo COPAS-POA serve para rever alguns conceitos. Isso acaba impactando na melhor qualidade dos produtos”, comentou. A atividade também contou com a presença de profissionais da área de alimentos, responsáveis técnicos e produtores rurais de municípios como Nova Roma do Sul e Nova Petrópolis.

Galeria de imagens
1 de 11 imagens

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

COPAS-POA

É o serviço oficial de inspeção de Caxias do Sul, exercido por um corpo técnico especializado, que tem como objetivo principal proteger a saúde da população, inspecionando produtos de origem animal produzidos nas agroindústrias registradas neste serviço. Atualmente, o município conta com 23 agroindústrias cadastradas.

Assessoria de Imprensa - Smapa