1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Junho

Galeria de Arte Gerd Bornheim recebe mostra “Xilos” neste sábado

Exposição é composta por xilogravuras da artista Arlete Santarosa

Publicada dia

A exposição “Xilos”, de uma das principais xilogravadoras gaúchas, Arlete Santarosa, abre ao público no próximo sábado (08/06) em Caxias do Sul. A abertura é às 10h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa de Cultura. A mostra, que vai até o dia 29 de junho, apresenta 30 anos da trajetória profissional desta artista distribuídos em quase 50 obras.

A exposição aborda três fases distintas: "Cenas da Cidade", com xilogravuras em preto e braco, feitas desde a década de 90, e que retratam a memória afetiva da artista com a cidade de Porto Alegre; "Releituras de Dürer", inspirada em dez obras deste artista atemporal; e uma interpretação do livro "O Pequeno Príncipe", apresentando xilogravuras que têm como referência as ilustrações deste best-seller.

Galeria de imagens
1 de 10 imagens

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

A artista utiliza a madeira, de onde nasce a xilogravura, de uma maneira racional e, ao mesmo tempo, poética para retratar a cidade de Porto Alegre. O mesmo acontece em “Releituras de Dürer”, porém, o desafio de Arlete nesse caso é propor uma nova versão para o trabalho de um dos mais consagrados gravadores de todos os tempos. Ao interpretar o “Pequeno Príncipe”, ela revela traços inexplorados da obra de Saint Exupéry por meio de gravuras coloridas.

"A exposição “Xilos” permite ao visitante apreciar toda a amplitude, possível de alcançar, com a xilogravura, seja pelo corte das goivas e/ou pelo preto e branco predominante. A imagem invertida, o veio da madeira, as marcas dos cortes são desafios de execução, superados com concentração e sensibilidade. Tudo forma um mosaico, um trabalho amoroso de intensa atividade mental, força e significados”, comenta Santarosa.

A mostra poderá ser conferida até o dia 29 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Assessoria de Imprensa - SMC