1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Junho

Mês de junho terá duas edições do Caxias Mais Feliz

Primeira será nesta terça-feira no Desvio Rizzo e a segunda, no dia 19, em comemoração ao aniversário de Caxias do Sul

Atualizada dia

O Caxias Mais Feliz de junho terá duas edições: uma, nesta terça-feira (11/06), no bairro Desvio Rizzo; e outra no dia 19, em comemoração ao aniversário de 129 anos de Caxias do Sul. A ação desta semana será na comunidade de Conceição da Linha Feijó, na Avenida Conceição, 3.600 (na praça junto à Escola Municipal Carlin Fabris). O Caxias Mais Feliz acontecerá das 14h15 às 16h, com atrações gratuitas destinadas a toda a comunidade presente.

Nesta edição, o programa ocorrerá em uma terça-feira em virtude das eleições dos conselhos das escolas municipais, que acontecem na quinta-feira (13/06). Em caso de chuva, o Caxias Mais Feliz será transferido para o dia 27 de junho.

Confira as atividades que serão oferecidas pelas secretarias e autarquias municipais:

Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel): Ônibus Brincalhão, cama elástica, pernas de pau, jogos de tabuleiro, xadrez gigante e aulão de ginástica para adultos.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma): distribuição de fichas de castração para animais de famílias de baixa renda; oficina de separação de resíduos; e Plantar e Colher, um projeto ambiental de criação e orientação de hortas urbanas, onde os servidores da Semma ensinam o plantio e o manejo das sementes e os moradores podem levar para casa o que plantaram, com as orientações por escrito.

Secretaria Municipal do Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM): sinalização do local, desvio de trânsito e segurança dos presentes no evento. Esclarecimento de dúvidas sobre as leis de trânsito, pinturas educativas para crianças e campanhas.

Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS): divulgação, através de folder, dos projetos, programas e serviços relacionadas às pessoas com deficiência, mulheres, negros e jovens, além das iniciativas de pacificação social e práticas restaurativas.

Guarda Municipal (GM): disponibilizará cartilhas educativas para as crianças colorirem, com dicas de segurança, e distribuirá material informativo para a comunidade, além de realizar a abertura do evento com a Banda da GM.

Secretaria Municipal da Saúde (SMS): orientações sobre o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, aquário com larvas para mostrar o ciclo do mosquito e brincadeiras de “Pesca-de-larvas”, mostra de mosquitos adultos em tamanho real e confecção de máscaras do mosquito. Além disso, terá uma novidade para essa edição: um teatro sobre os sintomas, tratamento e prevenção da dengue.

Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (Smapa): jogo da inspeção; atividade “Coloração da Água”; ensinamentos sobre práticas de compostagem e utilização do composto; e projeto Raio-X das Guloseimas, em que é mostrada a quantidade de açúcar e óleo contida nos alimentos.

Secretaria Municipal da Cultura (SMC): o Departamento do Livro e da Leitura fará sessões de contação de histórias.

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae): distribuição de água, materiais educativos, oficina de brinquedos com copos reciclados e pintura de desenhos.

Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca): oficina de separação de resíduos, com exemplos de objetos orgânicos e seletivos levados por um educador ambiental.

Procon: ações para adquirir os “economis”, moeda fictícia que será utilizada para acessar as atividades, com o objetivo de incentivar o aprendizado das crianças sobre controle financeiro.

Apoiadores: aferição de pressão arterial; avaliação odontológica; teste de visão; atividades recreativas em inglês e a Expresso Caxiense disponibilizará transporte gratuito dos estudantes de escolas próximas ao local do evento.

Caxias Mais Feliz
O programa é capitaneado pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) e conta com o apoio de outras secretarias e autarquias municipais, além de atendimentos realizados por entidades parceiras da prefeitura. A iniciativa tem como objetivo disponibilizar atividades de lazer, esporte, saúde, cultura e integração. A ação ocorre mensalmente em diferentes bairros e também no interior da cidade.

Assessoria de Imprensa - Smel