1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Junho

Oficina de instrumentos musicais incentiva descarte correto de resíduos

Atividade integrou programação da Semana Municipal do Meio Ambiente 2019

Atualizada dia

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Justina Troian Benvenutti participaram de uma oficina na Sala Verde, localizada no Mato Sartori, com o objetivo de mostrar um outro destino dos resíduos sólidos. A ação ocorreu nesta quinta-feira (06/06), foi promovida pela Secretaria Municipal do Ambiente (Semma) e contou 28 jovens integrantes da banda marcial da escola.

A atividade foi ministrada por Jovani Borges, que trabalha com a transformação de materiais recicláveis em instrumentos musicais há 10 anos. “A oficina já é um incentivo com a música, desde criança às vezes as pessoas não têm o instrumento adequado pra tocar e eu acho que é uma forma já de incentivar a criança que tem como ser músico. Pra mim é gratificante estar aqui passando essa oficina, isso me incentiva cada vez mais a continuar”, declarou o músico.

Os alunos aprenderam a fazer uma espécie de maraca, instrumento parecido com um chocalho, com uma garrafa pet, um pedaço pequeno de vassoura, fita e feijões. Também tiveram a possibilidade de ver objetos feitos com chaves, tampinhas, canos, utilizados de forma criativa para fazer música. Ao fim, cada um pôde levar sua maraca para casa. “A medida que eles veem que com a garrafa pet eles vão poder produzir um instrumento e que eles gostam da música, vão pensar antes de descartar”, resumiu a professora Rosilaine Kramer da Silva, 53 anos.

A ação integrou a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente 2019, que segue até sexta-feira (07/06) com o tema “Resíduos sólidos: educação e ação – um caminho para a sustentabilidade”. Mais informações pelo telefone (54) 3901-1445, ramal 220.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Assessoria de Imprensa - Semma