1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Junho

Palestra sobre resíduos sólidos reúne servidores municipais

Evento foi promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Publicada dia

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) promoveu uma palestra sobre gestão de resíduos sólidos com o biólogo Jackson Müller nesta terça-feira (04/06). Cerca de 30 servidores de diversas secretarias e unidades do Município participaram da atividade, que ocorreu no Centro Administrativo, e integrou a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente 2019.

Inúmeros temas foram abordados, como soluções para descarte de itens, aterros, lixões e problemas sobre separação inadequada de resíduos, inclusive os gerados pela construção civil, saúde e atividades agrossilvopastoris. Müller ainda abordou a mudança de comportamento como abertura de novos mercados, agregando valor a esses materiais que a sociedade joga no lixo.

“Nada mais oportuno do que usar esse espaço pra gente debater com a sociedade, debater com os servidores aqui da prefeitura de Caxias, alternativas. Se cada cidadão fizer a sua parte, separando o lixo em casa, direcionando esses materiais recicláveis para uma estrutura organizada de uma cooperativa de trabalhadores, atividades econômicas que possam viabilizar a devolução pro circuito produtivo… Tudo isso é de grande importância, é um desafio que veio bater na nossa porta no século XXI e que precisa de mais gente pensando nas soluções”, disse Müller.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

“Ele me provocou a refletir sobre o nosso consumo, porque eu acredito que a forma humana de consumo mudou, mas a consciência do que fazer com esses resíduos não. Isso eu também pretendo usar para levar para a comunidade”, comentou Meri Aparecida Barbosa Ferraz, 49 anos, educadora social.

A Semana Municipal do Meio Ambiente segue até sexta (07/06) com o tema “Resíduos sólidos: educação e ação – um caminho para a sustentabilidade”. Entre os destaques da programação totalmente gratuita estão sessões de cinema, contação de histórias, oficinas, workshops para acadêmicos, servidores municipais e comunidade no geral. Ao longo dessa semana também estão previstos bate-papos e a exposição das fotos vencedoras do concurso XIII Clic Ambiental. Mais informações pelo telefone (54) 3901-1445, ramal 220.

Assessoria de Imprensa - Semma