1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Junho

Prefeitura intensifica obras de mobilidade na avenida São Leopoldo

Fiscais de trânsito acompanham movimentação em horários de entrada e saída de estudantes em escolas do bairro

Atualizada dia

As obras de mobilidade na avenida São Leopoldo, um dos principais acessos a Caxias do Sul, foram intensificadas desde a última semana. As equipes responsáveis pela execução dos trabalhos estão concentradas em diferentes pontos ao longo do trecho, compreendido entre a avenida Bruno Segalla e a rua Sarmento Leite. Os serviços são contratados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e executados pela empresa Encopav Engenharia, vencedora da licitação.

Uma das principais ações executadas nesta semana é a remoção do pavimento existente para aplicação da primeira camada de asfalto. Os trabalhos iniciaram na faixa da direita, no sentido Centro/Perimetral, e avançam no sentido contrário do fluxo em direção à Sarmento Leite. Nesta terça-feira (11/06), os profissionais estavam concentrados próximos à rua Carlos Mauri, praticamente na metade do trecho em obras. Após a finalização da etapa, uma segunda e última camada de asfalto será aplicada na via. Além da fase de pavimentação, outra equipe conclui também a execução das redes de drenagem, que são responsáveis pelo escoamento da água da chuva e que possibilitam melhorias na infraestrutura da via.

Com o avanço da intervenção, o tráfego de veículos no local circula com restrições. No sentido Centro/Perimetral, segue valendo o desvio de trânsito. Entre 8h e 17h, os motoristas devem acessar a rua Santo Torelli e seguir pelas ruas Carlos Mauri, Francisco Fossati, Pedro Raimonti, Teodoro Francisco Rosa, acessar à esquerda na rua Fernando Francisco Keller e voltar à São Leopoldo, quase na rótula com a avenida Bruno Segalla. No sentido contrário, a circulação ocorre normalmente, mas os motoristas devem trafegar com atenção redobrada e velocidade reduzida devido ao trânsito de máquinas pesadas e de profissionais para a execução dos trabalhos na via.

O desvio também é utilizado pelos ônibus do transporte coletivo urbano e há pontos de parada no trecho. A mudança impacta aos usuários das linhas L12 - Aeroporto/Santos Dumont; L25 - Galópolis; L43 - Santa Corona/Conquista; L51 - Vila Lobos/Vergueiros; L94 – Vêneto, L73 – Coletora Leste e L74 – Coletora Oeste.

Desde a semana passada, com a reativação do desvio de trânsito para o avanço da obra, fiscais da SMTTM estão no local em horários especiais para orientação aos motoristas e pedestres. A prioridade, segundo o titular da pasta, Cristiano de Abreu Soares, é o atendimento aos pais e estudantes de escolas instaladas no bairro São Leopoldo. Nos horários de entrada e saída nos períodos manhã e tarde, os fiscais auxiliam na fluidez do tráfego de veículos, tanto na São Leopoldo como nas ruas internas do bairro onde a circulação foi desviada.

“É uma obra importante para a nossa cidade, já que estamos investindo em uma via de ligação para a zona Sul e para a BR-116. As áreas técnicas e de fiscalização da secretaria estão diariamente no local para conferir o andamento da obra e a movimentação do trânsito. Estamos priorizando e somando esforços nos horários de pico, desde a semana passada, em diferentes pontos do bairro para contribuir com a segurança das pessoas. É importante que a comunidade compreenda esse período e trafegue pelo local com atenção e velocidade reduzida”, afirma Soares.
Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Obra

Ao todo, a intervenção na São Leopoldo compreende 1,3 quilômetro de extensão. O trecho total reformulado será entre a rua Sarmento Leite e a avenida Bruno Segalla (Perimetral Sul), nos dois sentidos da via. A previsão é que a obra seja entregue à comunidade em setembro deste ano. O investimento será de R$ 1.697.478,90 com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal.

Assessoria de Imprensa - SMTTM