1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Junho

SMH inicia atendimento presencial para Cadastro Habitacional

Formulário deve ser preenchido online, mas SMH passa a atender pessoas que não possuem acesso à internet

Atualizada dia

Até o mês de outubro deste ano todos os interessados em participar de programas habitacionais devem fornecer ou atualizar as informações de sua família no site da prefeitura. O prazo iniciou em outubro de 2018 e, até esta quarta-feira (05/06), 4.070 cadastros já haviam sido feitos. Todas as informações devem ser fornecidas online, no entanto, a partir desta quinta-feira (06/06), a Secretaria Municipal da Habitação (SMH) passou a fazer atendimento presencial.

O objetivo da ação é atender às famílias que não têm acesso à internet ou apresentem dificuldade em manusear computador ou smartphone para efetuar o cadastro. O atendimento será diário, das 10h às 15h, na SMH, no Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves, nº 1.333), e serão distribuídas diariamente 80 fichas. A realização do cadastro é fundamental para que as famílias interessadas fiquem aptas a participar do processo de seleção para aquisição de moradias populares, através do Programa Minha Casa, Minha Vida ou do Fundo da Casa Popular (Funcap).

“Os interessados precisam se cadastrar o quanto antes, a fim de evitar problemas que podem acontecer de última hora, tais como: filas, falta de documentos, ou até mesmo uma lentidão no sistema. Se elas vierem com antecedência, terão tempo para resolver eventuais ocorrências e fazer tudo com tranquilidade”, ressalta Paulo Vidal, diretor do Funcap.

Além de possibilitar a participação dos moradores em sorteios, o cadastro é uma forma de contabilizar o deficit real de moradia em Caxias do Sul. No último sorteio, realizado em 2014, havia em torno de nove mil inscrições. “Com o número de cadastros, o Município terá um diagnóstico mais próximo possível da necessidade de habitações em Caxias, sabendo o perfil dos interessados, como o número de pessoas na família, renda, onde moram atualmente, se há necessidades especiais e outras informações”, reforça Vidal.

O secretário municipal da Habitação, Claudir de Bittencourt, enfatiza o chamamento para que os interessados aproveitem a oportunidade para fazer o cadastro na prefeitura. “Depois de uma ampla campanha de divulgação, iniciamos a realização dos cadastros na SMH. Com o atendimento presencial, proporcionamos, enquanto Município, condições para que as pessoas possam fazer o cadastro, auxiliando aquelas que por alguma dificuldade ainda não conseguiriam se cadastrar”, reforça o secretário.

Os cadastros podem ser feitos ou atualizados até o dia 15 de outubro. As pessoas que possuem acesso à internet no computador ou celular podem acessar o formulário no site da prefeitura, na aba Serviços - Habitação - Recadastramento/Novo Cadastro. É preciso ter em mãos o CPF do titular do cadastro e das demais pessoas que residem na mesma residência. Também será necessário informar o endereço atual, por isso é indicado que seja apresentado comprovante de endereço no momento do cadastro.

Os critérios socieconômicos dos programas habitacionais serão de acordo com o edital publicado no momento em que houver empreendimento disponível.

Saiba mais sobre o Cadastro Habitacional

- Para efetuar o cadastro é preciso ter mais de 18 anos ou ser emancipado, além de morar em Caxias do Sul há, pelo menos, dois anos

- Cadastros não atualizados há mais de dois anos não estarão habilitados para eventuais processos de seleção

- Não será atendido quem tiver outro imóvel em seu nome ou que já tenha sido beneficiado por programa habitacional

Assessoria de Imprensa - SMH