1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Junho

Secretaria Municipal de Cultura lança 15º Passaporte da Leitura na Biblioteca Parque

Instituições participantes receberam kits com 20 livros para desenvolverem projetos com estudantes

Atualizada dia

O lançamento oficial do Passaporte da Leitura aconteceu, nesta quarta-feira (12/06), e reuniu cerca de 70 pessoas na Biblioteca Parque Largo da Estação. Na oportunidade, foram entregues aos representantes de escolas e de outras instituições públicas e privadas do município kits com 20 livros, para a realização de projetos de leitura. A iniciativa contempla 48 propostas e permite o encontro desses estudantes com os onze escritores participantes deste ano durante a 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul.

Foto por Elisa Ambrosi

Para o secretário da Cultura, Joelmir da Silva Neto, trata-se de um grande projeto de formação e incentivo à leitura.

“A administração valoriza e tem enorme respeito pelo Passaporte da Leitura. É uma satisfação perceber o quanto ele cresceu neste último ano. Tivemos uma adesão muito grande e uma qualidade bastante significativa dos projetos inscritos”, comentou o secretário.
Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Em 2019, para comemorar a 15ª edição, o Passaporte será realizado também nas escolas de Educação Infantil da cidade, contemplando oito instituições.

“Trata-se de uma proposta ampla, que contempla ações voltadas tanto para crianças, jovens e adultos, sejam eles professores, agentes de leitura ou demais cidadãos que compõe a comunidade escolar. O principal objetivo é estimular a leitura, permitindo o fácil acesso a um acervo literário de qualidade e à interação afetiva com o texto e o autor”, destacou Heloisa Carla Coin Bacichette, gerente do Programa Permanente de Estímulo à Leitura.

A representante dos professores, Leila Maria Serena da Rocha, falou em nomes dos colegas e disse que é preciso ensinar com a alma. “Falar do Passaporte da Leitura é abrir-se para o mundo, pois ele nos leva ao encontro de grande escritores e permite a nós, educadores, despertarmos a competência de leitores em nossos alunos”, enfatizou.

A entrega dos kits para os representantes do projeto de cada escola foi feita pelo secretário da Cultura; pela diretora do Departamento do Livro e da Leitura; pelo patrono da 35ª Feira do Livro, Délcio Antônio Agliardi; e pela Amiga do Livro, Bernardete Zardo, que também faz parte da Academia Caxiense de Letras. Além de promover um encontro com os escritores, o projeto também amplia os acervos das escolas.

Galeria de imagens
1 de 10 imagens

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

“Nós participamos de todas as edições, pois acredito que a leitura é o caminho para alcançarmos os objetivos pedagógicos que temos na escola”, contou Luciane Gomes Dutra de Oliveira, professora da Escola Municipal Carlin Fabres.

Sobre o projeto

Criado em 2005, com objetivo de promover o encontro entre leitores e escritores, o Passaporte da Leitura da SMC já envolveu mais de 165,7 mil estudantes; 180 autores, vindos de diferentes partes do Brasil; e distribuiu mais de 128 mil livros a cerca de 411 escolas e instituições. Em 2017 o projeto recebeu o prêmio Ages (Associação Gaúcha de Escritores) na categoria “melhor ação de promoção da leitura”.

Assessoria de Imprensa - SMC