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Serviço Especializado de Abordagem Social atende mais de seis mil pessoas em dois anos

SEAS funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 22h, agora com veículo terceirizado

Atualizada dia

A Fundação de Assistência Social (FAS), através do Centro Pop Rua, realiza atendimentos às pessoas em situação de rua pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). O SEAS realizou mais de seis mil atendimentos no espaço da rua e recebeu cerca de 590 solicitações de abordagem pelo telefone nos últimos dois anos.

As abordagens do SEAS aumentaram 51% em 2018, comparando com o ano de 2017. Esse aumento no número de atendimentos se deve à ampliação do horário das abordagens. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Antes, o trabalho encerrava às 17h. “A ampliação do horário do SEAS até as 22h contribuiu para que mais usuários criassem vínculos com os serviços da rede socioassistencial, além de promover o acesso aos demais serviços do Município”, afirma a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da FAS, Ana Lúcia de Albuquerque. Até abril deste ano, foram realizadas 1.146 de abordagens. Além disso, desde o início do mês, o SEAS passou a contar com carro e motorista terceirizado para este serviço.

A equipe técnica planeja os roteiros de atendimentos passando por alguns pontos do município que sejam frequentados por pessoas em situação de rua. Durante a abordagem social, há oferta de encaminhamentos conforme a necessidade de cada pessoa, que passa a ser referenciada no Centro Pop Rua. Mensalmente, cerca de 500 usuários acessam o Centro Pop Rua e recebem atendimento dos técnicos do serviço, além de café da manhã e espaço para banho.

Outro objetivo do trabalho é identificar a incidência de casos de risco pessoal e social nas ruas de Caxias do Sul, como violação de direitos e trabalho infantil, por exemplo. Dessa forma, os servidores trabalham para garantir atenção às necessidades mais imediatas dessas famílias e indivíduos, promovendo principalmente o acesso à rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas do Município. Além desse atendimento, a equipe também passa a constituir vínculo com os usuários para que haja a superação da situação de rua.

Pelo número (54) 9 8403.8864 é possível solicitar a abordagem social para atender casos de pessoas em situação de rua ou de crianças em trabalho infantil.

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Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

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SuperAção

O SEAS integra o Programa SuperAção, que consiste em uma reorganização dos serviços que compõem a rede socioassistencial de atenção às pessoas em situação de rua em Caxias do Sul. Após a implementação do SuperAção, lançado pela prefeitura em 2017, o Centro Pop Rua ficou responsável por regular as vagas nas duas casas de passagem do Município, oferecer acesso aos serviços disponíveis pela rede, criar fluxos de encaminhamento intersetorial e interinstitucional à rede e de construir o Plano Individual de Atendimento (PIA) com o usuário.

“Ao reorganizar e qualificar os serviços e os instrumentos de trabalho dos servidores, o Centro Pop Rua e o SEAS garantem mais qualidade e segurança aos usuários. Foram dois anos intensos de reflexão, construção e planejamento do SuperAção. Estamos qualificando os serviços da rede e provocando mudanças positivas aos usuários”, reitera Ana Lúcia.

O PIA integra casas de passagem, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e FAS. O objetivo agora é vincular também às secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) e de Educação (Smed), com a meta de proporcionar novas perspectivas para os usuários que desejam superar a situação de rua.

Assessoria de Imprensa - FAS