1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Julho

Ação da Semma resulta em 26 animais castrados no bairro Diamantino

Parceria foi realizada com a Universidade de Caxias do Sul

Publicada dia

O Departamento de Proteção e Bem-Estar e Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) realizou uma ação conjunta com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) no último sábado (29/06), no bairro Diamantino. A Unidade Móvel de Medicina Veterinária ficou das 8h às 17h em frente ao Centro Comunitário, possibilitando a castração de 26 animais. A atividade fez parte da campanha “Castrar É Tudo de Bom”, da Semma.

Quinze gatos e 11 cães foram atendidos e 77 novas fichas foram feitas para continuar com a ação na clínica licitada pela prefeitura. O projeto “Castrar É Tudo de Bom” busca contemplar bairros com maiores índices de vulnerabilidade social ou mais afastados do centro da cidade. O objetivo é diminuir o número de animais sem tutor nas ruas. O serviço é disponibilizado de forma gratuita, mediante cadastramento.

“A ação de sábado tem muita importância porque nem todas as pessoas têm o interesse real da castração e não entendem o quanto ela é importante. Quando a gente vai até o bairro, quando a gente facilita esse trajeto para eles, acabamos abrangendo um maior número de pessoas”, explicou a diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Marcelly de Souza Paes.
Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Divulgação/Semma

Foto por Divulgação/Semma

Foto por Divulgação/Semma

Os animais passam por cinco etapas durante o procedimento de castração. Na recepção, o cão ou gato é pesado e são registradas características necessárias para a cirurgia. A segunda etapa é o pré-operatório, quando são aferidas as frequências cardíaca e respiratória, além da temperatura e o nível de desidratação. O terceiro passo é o encaminhamento para o bloco cirúrgico, onde a cirurgia acontece. A quarta etapa é o pós-operatório, quando são acompanhados todos os sinais vitais do animal. Se estiver estável, ele é encaminhado para a quinta e última etapa, que é a devolução ao dono e o agendamento da retirada dos pontos.

Assessoria de Imprensa - Semma