1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Julho

Caxias do Sul celebra Dia da Cultura e da Paz na próxima semana

Atividades gratuitas e homenagem a frei Jaime Bettega acontecem no Centro de Cultura Ordovás

Atualizada dia

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) realizará diversas atividades para celebrar o Dia Municipal da Cultura e da Paz na próxima quinta-feira (25/07). A data foi instituída pela Lei nº 7.054, de 7 de dezembro de 2009. Nesse mesmo dia comemora-se ainda o Dia Universal da Tolerância, do Amor e do Perdão.

O Centro de Cultura Ordovás receberá o ato solene pela paz e, às 9h, haverá o hasteamento da Bandeira da Paz com leitura da prece para as quatro direções. O homenageado deste ano será frei Jaime Bettega, idealizador do projeto social “Mão Amiga”, que encaminha para escolas particulares crianças carentes, de zero a quatro anos, que não conseguem vaga no ensino gratuito.

Convite foi entregue pelo secretário da Cultura, Joelmir da Silva Neto

Foto por Mateus Argenta

Durante todo o dia estão previstas atrações, como: sessão de cinema comentada, vivências, workshop, leitura do Kin e encontro de mantras. A programação é organizada pelo Centro de Cultura Ordovás e voluntários da Cultura e da Paz. A entrada é gratuita.

História

A data relembra o Pacto Roerich de Paz, assinado no dia 15 de abril de 1935, em Washington, nos Estados Unidos, e envolve dois temas que estão intimamente ligados: cultura e paz. O símbolo adotado foi a bandeira da paz, protetora das instituições culturais, educacionais, científicas e de todos os monumentos históricos mundiais.

A bandeira apresenta um círculo, no qual existem três esferas, o que para Nicholas K. Roerich – idealizador do pacto – simboliza a síntese de todas as artes, de todas as ciências e de todas as religiões, dentro do círculo da cultura.

Programação

8h30 – Protocolo de abertura com homenagem ao Frei Jaime Bettega;

9h – Hasteamento da bandeira da Paz em frente ao Centro de Cultura;

15h – Exibição do filme " A Vida é uma Festa", na Sala de Cinema, com sessão comentada pela terapeuta holística pela Unipaz - Alessandra Bombassaro;

18h30 – Workshop "Filosofia sistêmica do Amor" - Vivências de Constelação Sistêmica, com a terapeuta holística pela Unipaz - Alessandra Bombassaro, na Sala de Teatro Valentim Lazzarotto;

20h30 - Apresentação do grupo TriUna Mantra e após Sat Sanga - encontro de mantras com os presentes, no palco do Zarabatana Café.

*Durante o dia, os interessados podem descobrir qual o seu Kin (assinatura galáctica) no Zarabatana Café.

Assessoria de Imprensa - SMC