1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Julho

COPAS-POA promove encontro sobre ações de saúde pública

Bento Gonçalves, Gramado e São Marcos também participaram da reunião

Publicada dia

O Serviço Municipal de Controle de Produtos de Origem Animal (COPAS-POA), vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), promoveu recentemente uma reunião sobre práticas integrativas para obtenção de um desempenho superior nas ações de saúde pública. Participaram da atividade as fiscalizações dos Serviços de Inspeção Municipais e as equipes de Vigilância Sanitária dos municípios de Bento Gonçalves, São Marcos e Gramado.

Altair Medeiros, médico veterinário de Gramado, ressaltou o motivo de buscar referências em Caxias do Sul. “Trocamos experiências com o COPAS-POA e foi muito positivo. Quando o assunto é saúde pública Caxias é um exemplo. A tradição da agricultura está muito presente e o trabalho de fiscalização é excelente aqui”, argumentou.

Os representantes de cada município relataram a situação da educação sanitária e projetos em andamento nas suas cidades. Já a Vigilância Sanitária caxiense expôs a condição das agroindústrias de origem vegetal em relação à regularização no município. Durante a reunião, a equipe do COPAS-POA também ressaltou a grande procura de estabelecimentos comerciais de Caxias para a regularização da área de entreposto com a agricultura.

“O encontro foi muito importante para aproximar as fiscalizações da agricultura e da saúde, já que ambas atuam em prol da saúde pública”, comentou Marília Lima de Campos, diretora do COPAS-POA. Já o diretor executivo da Smapa, Ramon Sirtoli, enfatizou a união dos órgãos. “O diálogo sobre a harmonização dos procedimentos adotados pelas fiscalizações sanitárias da nossa região é fundamental para encontrarmos equilíbrio entre as boas práticas de fabricação, a saúde pública e as expectativas do empreendedor”, resumiu.

Foto por Ruan Alves

Assessoria de Imprensa - Smapa