1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Julho

Equipes do Samae passam a contar com mapas em tempo real para atendimentos externos

Sistema permite aos servidores acessarem informações instantâneas sobre usuários, redes de água e esgoto

Publicada dia

As equipes de atendimento externo do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul passaram a contar com o uso de tablets para acesso a mapas em tempo real do município. O sistema possibilita que os servidores acessem informações instantâneas sobre usuários, posicionamento e situação de redes de água e esgoto; dados sobre bacias de captação; entre outros.

O principal benefício à população, conforme explica a diretora da Divisão de Tecnologia da Informação do Samae, Luciane Carneiro, é que o recurso permite agilizar a execução dos serviços enquanto as equipes estão no próprio local de atendimento. "A utilização mobile do sistema vem ao encontro das tendências de avanço tecnológico e dos novos modelos, permitindo diversos benefícios, como a agilidade nos trabalhos da autarquia", destaca Luciane.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Ana Paula Rossi

Foto por Ana Paula Rossi

Foto por Ana Paula Rossi

Os tablets permitem acessar o sistema de geoprocessamento do Samae, conhecido como WebGIS, e o sistema supervisório, que monitora as redes de água e esgoto do município. De acordo com Luciane, atualmente, são 20 tablets em funcionamento e há previsão de ampliar esse número para 50 aparelhos.

Assessoria de Imprensa - Samae