Os 462 estudantes do 1º ao 9º ano, professores, funcionários e equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Roberto Silveira recomeçaram as aulas nesta terça-feira (30) no prédio do antigo Mutirão Caxias, no bairro N. Srª de Lourdes. A transferência provisória, anunciada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) no começo do mês, foi tomada por conta de problemas estruturais constatados no prédio da escola, localizada no bairro Kayser.
A obra prevê uma reforma total no local, que inclui banheiros, pintura, piso e fechamento da quadra de esportes, além do reforço estrutural das fundações. Após o fechamento do edital, em fase de elaboração, a previsão para o término da reforma é no início do segundo semestre de 2020. O Município investirá aproximadamente R$ 1.280.154,00 na obra.
O estudante Henrique Machado, 11 anos, conta que gostou da mudança.
“O Governador é uma escola boa, mas ela precisa muito de reforma. Agora estamos em uma bem mais legal, espaçosa e grande. Acredito que vai ser muito legal aqui”, conta.
O estudante Tiago Baldez Macena, 10 anos, também considera a troca algo bom.
“Eu gostei da quadra porque é ela bem grande e coberta, aí dá para jogar no dia que está chovendo. Gostei muito!”, relata, animado.
De acordo com a titular da pasta, Marina Matiello, a visita teve o objetivo de verificar como a comunidade educativa estava instalada para garantir que tenham um ambiente escolar de ótima qualidade.
“Foi gratificante perceber que estudantes e professores já estavam ambientados ao novo espaço, que oferece tudo que uma escola precisa. Esperamos que a comunidade escolar seja feliz no espaço provisório, até que possamos entregar a escola com uma reforma completa, como todos merecem”, destaca.
A Smed disponibiliza o transporte para os estudantes, ainda que no meio urbano, devido à escola estar localizada fora do zoneamento das crianças.
Foto por Priscilla Panizzon
Foto por Priscilla Panizzon
Foto por Priscilla Panizzon
Espaços partilhados
Devido ao amplo tamanho da área, com o recomeço das aulas, o Mutirão será compartilhado com os 142 estudantes, professores, funcionários e direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Atiliano Pinguelo, que ocupa partes do prédio desde abril, também de forma temporária. A área possibilita o funcionamento independente das duas escolas. Além de 16 salas de aula, o prédio tem laboratório de informática, biblioteca, salas de direção e de coordenação, quadra aberta e ginásio de esportes fechado.
O projeto de melhorias na Atiliano, no bairro Diamantino, está em fase de elaboração, cujo orçamento está estimado em, pelo menos, R$ 1 milhão.
Assessoria de Imprensa - Smed