1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Julho

Prefeitura promove Semana da Juventude de 12 a 18 de agosto

Atividades são gratuitas e descentralizadas sobre o tema “As Vozes da Juventude”

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul promove de 12 a 18 de agosto a Semana Municipal da Juventude, organizada pela Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), com apoio do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve). O tema deste ano é “As Vozes da Juventude”. Todas as atividades são gratuitas e não há necessidade de inscrição prévia.

A solenidade de abertura ocorre dia 12 de agosto, às 19h30, no auditório do Bloco H da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com o lançamento do Guia da Juventude, uma cartilha informativa sobre as políticas destinadas a esse público. Logo após a cerimônia haverá um painel sobre o assunto “A Juventude Tem Voz”. Durante a semana a programação segue com exibições de filmes, palestras, painéis, exposições e atividades esportivas e de lazer. Também haverá ações descentralizadas de protagonismo jovem em escolas de Ensino Médio de Caxias do Sul.

Destaque para o painel “Permanência do jovem no campo”, que ocorre dia 15 de agosto, às 19h30, no miniauditório 1 da Faculdade Murialdo. A ação é uma parceria com o curso de graduação em Agronegócio da instituição, com participação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) para divulgação de lei em tramitação que cria bolsas para jovens estudantes de escolas agrícolas.

“O jovem está presente em todas as áreas e também é o grupo etário que vive de forma mais intensa as transformações da nossa sociedade. Portanto, estabelecer essa estratégia de escuta recíproca se traduz na programação construída de forma coletiva ao longo dos últimos meses. O nosso grupo de trabalho buscou refletir no tema da semana e na organização de cada atividade específica, o anseio de dar voz aos jovens de formas diversas, e apresentar as políticas públicas em constante construção para essa população, por meio do Guia”, explica Lucas Guarnieri, titular da Coordenadoria da Juventude.

A Semana da Juventude conta com o apoio das secretarias municipais da Cultura (SMC), de Esporte e Lazer (Smel), de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), além da Fundação de Assistência Social (FAS); 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE), Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha, Serviço Social do Foro da Comarca de Caxias do Poder Judiciário, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Diretório Central de Estudantes da UCS e Diretório Acadêmico do curso de Serviço Social da UCS; Faculdade Murialdo, Escolas e Faculdades QI e Microlins.

Dia Internacional da Juventude

A Semana Municipal da Juventude é alusiva à data internacional em que se celebra a juventude, em 12 de agosto. Em razão dessa comemoração, o mês de agosto concentra uma série de atividades envolvendo o público juvenil. Algumas das ações realizadas na cidade por instituições de classe, de ensino e organizações religiosas contam com o apoio da Coordenadoria e do Comjuve, na divulgação das políticas públicas ligadas ao tema.

Entre os eventos estão a maratona de inovação Melhora Caxias, realizada pela diretoria jovem da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Jovem) no dia 10 de agosto, e o Desafio Jovem Empreendedor, realizado pelo grupo setorial Jovem da Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Microempa) nos dias 22 e 23/08. A Igreja Católica realiza no dia 17 de agosto a Jornada Diocesana da Juventude, no Seminário Aparecida em Caxias e no final de julho, entre os dias 23 e 28, a programação da Escola Bíblica de Jovens da igreja Assembleia de Deus também contou com apoio dos dois órgãos.

Programação

Solenidade de abertura e painel “A Juventude Tem Voz”
12 de agosto, 19h30
Local: Auditório do Bloco H da Universidade de Caxias do Sul

Exibição do filme “Caminhos da Aprendizagem”
13 de agosto, 18h30
Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia do Centro de Cultura Ordovás

Palestra “Juventudes e realidades contemporâneas: entre vocalização e silenciamentos”
14 de agosto, 19h30
Local: Auditório do Bloco E da Universidade de Caxias do Sul

Dia do Estagiário
15 de agosto, pela manhã e a tarde
Local: Centro Administrativo
*Ação direcionada aos estagiários vinculados à prefeitura

Painel “Permanência do jovem no campo”
15 de agosto, 19h30
Local: Miniauditório 1 da Faculdade Murialdo

Palestras Juventude e Planejamento Previdenciário
16 de agosto, às 9h e às 14h
Local: auditório do Centro Administrativo Municipal

Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca)
17 e 18 de agosto, ao longo de todo dia
Local: Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul

Exposição de cultura e arte de jovens socioeducandos de 12 a 16 de agosto
Local: mezanino do 2º andar do Centro Administrativo, com bate papo de abertura no dia 12 de agosto, às 14h

Atividades esportivas e de lazer: pré-lançamento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência 17 de agosto, 13h30
Local: Centro Municipal de Esportes e Lazer Joel Bastos de Souza - Ginásio Enxutão

* De 12 a 16 de agosto – Ações Descentralizadas de Protagonismo Jovem em Escolas de Ensino Médio da cidade

Assessoria de Imprensa - SMSPPS