1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Julho

Rede Básica de Saúde promove atividades alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno

Evento de abertura ocorrerá nesta quinta-feira (1º/08), na UBS Desvio Rizzo

Atualizada dia

De 1º a 07 de agosto é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Criada em 1992, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela UNICEF, é considerada um momento de resgate dos benefícios do aleitamento materno e incentivo à promoção da amamentação. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), promove diversas atividades alusivas à data, como mamaço, confecção de murais informativos e rodas de conversa.

Com o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje e para o futuro!”, as ações enfatizam a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.

O evento de abertura será realizado nesta quinta-feira (1º/08), na UBS Desvio Rizzo, a partir das 9h. Na oportunidade, haverá diversas atividades sobre o tema e um mamaço com as mães e puérperas da UBS e convidadas.

Léia Muniz, diretora de Ações e Políticas em Saúde da SMS, salienta o apoio da Rede Básica para alertar os usuários sobre a importância do aleitamento materno. “Todas as UBSs e as maternidades do município apoiam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, sendo este um fator de proteção contra a obesidade, doenças infecciosas, alérgicas e contra a mortalidade infantil”, afirma.

Nos dias 07 e 08 de agosto, a SMS promoverá uma capacitação com os técnicos e auxiliares de enfermagem das UBSs sobre o tema, no auditório do 5º andar da secretaria. Clarice Martins, nutricionista da SMS, explica a importância de iniciativas como essas para os profissionais da saúde.

“Essa capacitação será relevante para ordenar e qualificar o processo de trabalho visando reforçar e incentivar a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno de forma produtiva e eficaz. Escolhemos os técnicos e auxiliares de enfermagem porque eles possuem um papel importante na Atenção Básica”, comenta.

Agosto Dourado

O mês de agosto é dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês, os benefícios para a saúde e o papel fundamental que a mãe e os familiares próximos têm para que se tenha uma amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.

Assessoria de Imprensa - SMS