1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Julho

Semma atende 9,8 mil pessoas no primeiro semestre de 2019

Durante o período, 500 denúncias por maus-tratos aos animais foram verificadas pela pasta

Atualizada dia

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou cerca de 9,8 mil atendimentos ao público no primeiro semestre do ano, uma média de 83 por dia útil. Ao longo desses primeiros seis meses, foram registrados 1,2 mil atendimentos de fiscalização; 1,1 mil podas; 900 castrações em cães e gatos; assim como atendimento de 500 denúncias por maus-tratos e cerca de 300 animais resgatados. O índice cresceu em relação ao primeiro semestre de 2018, quando foram registrados nove mil atendimentos à comunidade.

"A melhora no resultado do primeiro semestre deste ano demonstra o comprometimento dos servidores da Semma com a gestão pública municipal. A nossa meta é sempre aprimorar a qualidade do serviço prestado", comentou a titular da secretaria, Patrícia Rasia.

Para agendar serviços, sanar dúvidas ou fazer denúncias, a comunidade pode entrar em contato pelo telefone (54) 3901.1445 ou comparecer à Semma, que está localizada na avenida Ruben Bento Alves, 8.308, com horário de atendimento das 10h às 16h de segunda a sexta-feira. Por telefone, o atendimento é das 8h às 17h.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Maria Antônia Nery

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Mateus Argenta

Educação Ambiental: o setor envolveu cerca de 59,7 mil pessoas por meio dos projetos Plantar e Colher Hortas Urbanas; roteiros monitorados no Jardim Botânico e Mato Sartori; do concurso Clic Ambiental; Semana Municipal do Meio Ambiente, além de palestras, contação de histórias e teatros sobre descarte correto de resíduos e preservação do meio ambiente. As atividades do setor são voltadas para estudantes e comunidade em geral.

Cadastro Ambiental Rural (CAR): o Cadastro Ambiental Rural, realizado de forma gratuita pelo município, é destinado a pessoas que possuam propriedades na zona rural da cidade. No primeiro semestre, foram atendidas mais de 250 cadastros, em média 44 por mês.

Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal: as castrações feitas pelo setor desde o início do ano foram cerca de 640 em cães e gatos. Cerca de 500 denúncias de maus-tratos e animais em vulnerabilidade social foram atendidas e 300 foram resgatados. Desde 2017, 460 animais foram adotados.

Coordenadoria de Legislação: mais de 2,9 mil processos foram movimentados nos primeiros seis meses do ano.

Fiscalização: executou cerca de 1,2 mil fiscalizações durante o semestre. Os serviços prestados são relacionados descartes irregulares de resíduos provenientes de indústrias, licenciamento ambiental, poluição visual e esgoto a céu aberto.

Licenciamento Ambiental: Cerca de 1,1 mil processos foram analisados, e mais de 360 licenças emitidas.

Setor Parques, Praças e Jardins (PPJ): pela parte técnica, foram registrados mais de 560 pedidos de serviços, estes totalizando 410,5 mil trabalhos pela cidade. Foram plantadas 90 mil mudas de flores, além de 306.591 metros quadrados de roçadas e 1,1 mil podas realizadas.

Assessoria de Imprensa – Semma