1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Julho

Semma atenderá animais de rua em situação de urgência

Licitação pretende também ampliar o horário de atendimento fora de expediente

Atualizada dia

A prefeitura publicou no Diário Oficial do Eletrônico (DOE) nesta semana a abertura de uma licitação por pregão presencial referente à contratação de uma clínica veterinária para atendimentos de urgência animal. A clínica está sendo contratada para suprir uma deficiência existente, que se refere principalmente aos animais que são atropelados e que exigem um atendimento de urgência ou emergência. O valor mensal de investimento é de R$ 25 mil. O pregão ocorre no dia 02/08, às 14h.

O atendimento será voltado principalmente para animais de rua, aqueles que não possuem um tutor. Porém, poderão ser abertas exceções para casos devidamente constatados de maus-tratos. Dentro dos atendimentos emergenciais e de urgência estão contemplados animais que foram atropelados, animais com fratura externa e que vão precisar passar por uma cirurgia de emergência ou que vão precisar, no mínimo, de um raio-x urgente.

A clínica também permitirá a expansão dos horários de atendimento fora de expediente. Hoje o encaminhamento de animais vai até as 17h, e com a clínica será até as 19h, além de permitir o estabelecimento de uma escala de sobreaviso da equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) aos finais de semana.

Atualmente, o departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Semma não dispõe de uma clínica para atendimentos emergenciais. As opções existentes são levar para o Canil Municipal ou, em alguns casos, para a Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Assessoria de Imprensa - Semma