1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Julho

SMTTM atende mais de 740 demandas de sinalização de trânsito no primeiro semestre

Serviços compreendem pintura de faixas, meios-fios, instalação de tachões, fixação de placas, entre outros

Publicada dia

Importante serviço para contribuir com a orientação e segurança em ruas e avenidas de Caxias do Sul, os trabalhos de sinalização de trânsito somaram 741 demandas atendidas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) no primeiro semestre de 2019. O número compreende ações de gestão, solicitações externas e pedidos da comunidade por meio do Alô, Caxias. Em média, é como se as equipes do Departamento de Sinalização Viária, responsáveis por esse atendimento, executassem seis melhorias por dia útil durante o período.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Um dos serviços que mais demandaram atenção do departamento foi a sinalização para implantação de uma faixa exclusiva para acesso ao bairro Cidade Nova. A medida contribuiu para facilitar a entrada ao bairro e permitiu fluidez na pista lateral da RSC-453, no sentido Caxias/Farroupilha. O local recebeu pintura das faixas que separam as pistas, setas de orientação no pavimento, travessia de pedestres e instalação de tachões. Os cruzamentos que receberam sinaleiras nos últimos seis meses também foram priorizados pelo setor, já que o funcionamento dos equipamentos dependem de ajustes na sinalização.

Além desses trabalhos, a equipe realizou a revitalização da sinalização em importantes locais, como o acesso ao Hospital Geral, na rua Professor Antônio Vignole; no cruzamento da rua Domingos Chies com a Luiz Buffon, no bairro Nossa Senhora de Fátima; e na rua Francisco Lorenzi com a Ernani Bento Alves, próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Mariani. No local, a sinalização foi reforçada para orientar os condutores sobre a necessidade de parar antes de converter à esquerda e ir em direção à avenida Ângilo Scola, uma importante rota para a área central de Caxias do Sul. Também foram realizados serviços no entorno dos Pavilhões da Festa da Uva, contribuindo com a orientação da comunidade e dos visitantes do evento.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Acesso Hospital Geral

Foto por Joel da Luz

Acesso Hospital Geral

Foto por Joel da Luz

Rua Francisco Lorenzi com a Ernani Bento Alves

Foto por Joel da Luz

Rua Francisco Lorenzi com a Ernani Bento Alves

Foto por Joel da Luz

Para implementar essas e outras centenas de ações, de janeiro a junho, foram utilizados cerca de seis mil litros de tinta branca e amarela, responsáveis por 68 mil metros de pintura contabilizados em linha reta. A tinta é usada tanto para pintura de faixas na via, meios-fios de calçadas, implantação de setas para orientação e faixas de pedestres e de retenção. Esses dois últimos serviços também podem ser realizados com a utilização de filmes pré-formados, uma espécie de adesivo. No período, mais de dois mil metros desse material foi fixado na cidade, acompanhado de 449 quilos de cola de contato.

Placas

Outro importante trabalho realizado pelo setor é a confecção e instalação de placas de trânsito. Foram fixadas ou renovadas 1.178 peças durante o primeiro semestre. A colocação de placas que regulamentam parada obrigatória (Pare) liderou a lista das mais frequentes, com 208. As que indicam proibição de estacionamento e as que orientam sobre a velocidade máxima permitida na via vêm em seguida, com 208 e 121, respectivamente. Ao todo, 29 modelos diferentes de placas de regulamentação, advertência ou indicativas foram instaladas na cidade no período. Todas são produzidas internamente pelos servidores da secretaria.

Foto por Leonardo Portella

De acordo com o gerente de Sinalização da SMTTM, Joel da Luz, a maioria das placas foram substituídas devido ao desgaste. Ele afirma também que a troca dos equipamentos em razão de casos de vandalismo é pontual. Recentemente, o setor precisou substituir as placas de estacionamento na rua Alfredo Chaves, próximo ao Parque dos Macaquinhos, que foram pichadas e receberam a colagem de adesivos que inviabilizaram a compreensão da informação do equipamento de trânsito.

Da Luz reforça que a comunidade pode contribuir apontando melhorias de sinalização. As demandas devem ser protocoladas na SMTTM, que fica na rua Moreira Cesar, nº 1.666, no bairro Pio X. O horário de atendimento é das 10h às 16h. Também é possível contatar por meio do Alô, Caxias, no telefone 156 ou pelo site sac.caxias.rs.gov.br. “Os moradores podem relatar onde acham que deve haver alguma revitalização ou implementação de ações de sinalização de trânsito. Todos os pedidos são analisados tecnicamente e serão executados conforme o parecer dos engenheiros da secretaria”, explica.

Assessoria de Imprensa - SMTTM