1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Julho

XII Colóquio no Arquivo Histórico aborda trajetória do bairro Jardelino Ramos

Livro sobre a comunidade foi o tema discutido nesta edição do evento

Atualizada dia

Na última quarta-feira (10/07), cerca de 30 pessoas participaram do XII Colóquio no Arquivo Histórico João Spadari Adami. No encontro, foi debatido o livro “Complexo Jardelino Ramos - uma história de luta e esperança”, lançado em junho deste ano. A ação teve a presença da autora Sônia Storchi Fries e do professor Aldo Francisco Migot, que contaram sobre o processo de pesquisa, cultura, relações religiosas e histórias vividas no complexo.

Todos os participantes ganharam um exemplar do livro, que começa trazendo um histórico do local. “O bairro Jardelino Ramos, por muito tempo, foi chamado de ‘Burgo’. Em dialeto italiano, a palavra significa ‘pequeno aglomerado’, estando associada ao arrabalde que se estendia ao longo da rua Ernesto Alves, entre a avenida Brasil e a Humberto de Campos”. A obra dialoga com fontes documentais, públicas e entrevistas com idosos que participaram do processo de formação dessa área.

Segundo o gerente do Arquivo Histórico, Mario Tomazoni, a atuação das pessoas na comunidade foi o destaque no evento. “Tanto a autora, Sônia Storchi Fries, quanto o professor Aldo Migot, que faz a apresentação do livro, compartilharam histórias de indivíduos que atuaram na formação, nas lutas e nas conquistas dessas comunidades. O relato de Migot, que trabalhou e viveu no bairro, nos apresentou personagens marcantes da trajetória local, valorizando o sujeito histórico enquanto protagonista”, pontuou.

O estudante, Mateus da Silva, participou pela primeira vez do colóquio e ficou satisfeito com a proposta. “Foi interessante poder ouvir um pouco o processo de pesquisa dos próprios envolvidos na elaboração do livro. Também é importante lembrar da importância que o Jardelino Ramos exerceu na própria construção social e urbana da cidade e como manteve sua identidade comunitária ao longo de todos esses anos”, contou.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Assessoria de Imprensa - SMC