1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

31 escolas municipais participam da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Estudantes do Ensino Fundamental participam com poemas, memórias literárias e crônicas

Publicada dia

Em 2019, são 31 as escolas da rede municipal de ensino de Caxias do Sul que participam da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o Brasil. De 12 a 19 de agosto, ocorre a etapa escolar, na qual os diretores organizam a Comissão Julgadora Escolar e enviam as produções que representarão a escola na etapa municipal.

As categorias para os estudantes do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental são: poema, memórias literárias e crônica. Como tema das produções, tem-se “O lugar onde vivo”. Nesta edição, a homenageada é a escritora mineira Conceição Evaristo.

Conforme a assessora pedagógica do Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEP) da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Niuana Kullmann, a olimpíada contribui para o desenvolvimento da leitura e escrita.

“O foco não reside no resultado, mas no processo, o qual vai desde a mobilização dos professores e o incentivo aos estudantes até as etapas seguintes, em que todos podem se avaliar num universo de outros escritores. Além disso, é uma oportunidade de valorizar o uso da Língua Portuguesa”, destaca. Segundo Niuana, a preparação é feita por meio de materiais de estudo disponibilizados para professor e estudantes, como cursos online.

A Smed atua como apoiadora e também como responsável por organizar a Comissão Julgadora Municipal que avaliará os textos selecionados pelas escolas. Após a fase municipal, estão previstas ainda as etapas estadual, regional, nacional e o evento de premiação.

Na cidade, além das escolas municipais, inscreveram-se também escolas da rede estadual e federal. Mais informações podem ser obtidas no portal Escrevendo o Futuro, em https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso.

Assessoria de Imprensa - Smed