1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

Banco de Alimentos recebe visita técnica do Ministério da Cidadania

Unidade está incluída em pesquisa sobre segurança alimentar

Publicada dia

O Banco de Alimentos, vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), recebeu uma visita técnica de consultoria do Ministério da Cidadania na semana passada. A comitiva está elaborando uma pesquisa com os Bancos de Alimentos do sul do Brasil e a unidade do município foi uma das escolhidas para uma análise mais profunda, servindo de modelo para a elaboração de um manual de boas práticas.

A visita a bancos modelo é a segunda etapa do projeto de cooperação técnica internacional chamado “Segurança alimentar e nutricional: a disponibilidade e o acesso a alimentos saudáveis e o combate à pobreza rural”. A realização é do Ministério da Cidadania em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Além de conhecer o Banco de Alimentos, a comitiva também visitou entidades doadoras e atendidas pela unidade.

“Foi feito um levantamento incluindo 63 bancos da região sul do país e o de Caxias foi um dos cinco escolhidos para visitarmos, por ser destaque em relação à performance de logística e cadeias de suprimento. Fizemos uma visita técnica profunda para entender como o Banco atua na cidade e como se relaciona com as entidades que atende e com os doadores”, explicou Alcione Silva, pesquisadora do Ministério da Cidadania.

Cristina Fabian Gregoletto, gerente do Banco de Alimentos, avaliou que a troca de conhecimentos foi proveitosa. “Consideramos fundamental a participação em pesquisas e estudos dos programas que atuamos dentro da política de segurança alimentar e nutricional. Por meio destas pesquisas, há a troca de saberes e iniciativas que auxiliam a cadeia como um todo. Ficamos orgulhosos por termos sido escolhidos dentre tantos programa e assim poder explanar um pouco mais do nosso trabalho para as consultoras do Ministério da Cidadania”, salientou Cristina.

Foto por Divulgação

Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos tem como objetivo evitar o desperdício de alimentos e promover a segurança alimentar da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Os alimentos são destinados a mais de 100 entidades legalmente cadastradas.

Assessoria de Imprensa - Smapa