1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

Centro Pop Rua promove “Café com Reflexão” semanalmente para cerca de 70 usuários

Cada encontro apresenta uma temática diferente e proporciona momentos reflexão sobre a situação de rua

Publicada dia

O Centro Pop Rua, serviço de atendimento especializado para pessoas em situação de rua da Fundação de Assistência Social (FAS), promove, há cerca de um mês, o “Café com Reflexão” para cerca de 70 usuários. Todas as quartas-feiras pela manhã, a equipe do serviço traz uma temática diferente sobre os cuidados com a saúde, mensagens de incentivo para a superação da situação de rua e informações da rede socioassistencial, além de oportunidades de emprego, cursos e estudos.

Diferente dos outros dias, os usuários se sentam à mesa enquanto a equipe serve o café. A cada encontro os temas são apresentados durante o desjejum e os participantes debatem sobre o assunto. Alguns profissionais e unidades que atuam em outras políticas públicas já participaram da atividade, como a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), que abordou o tema de trabalho e renda, simulando uma entrevista de emprego com alguns usuários.

“Eu vou terminar o curso profissionalizante que consegui vindo até aqui, mas já estou procurando uma oportunidade para trabalhar em usinagem”, conta o usuário Antônio*, atendido pelo Centro Pop Rua, que conquistou essa vaga após participar do “Café com Reflexão”. Para a equipe do serviço, essa atividade traz mais integração entre os profissionais e os usuários, pois a partir dos encontros os participantes procuram pelo atendimento no serviço e dão início ao Plano Individual de Atendimento (PIA) para a superação da situação de rua.

O “Café com Reflexão” ocorre todas as quartas-feiras pela manhã no Centro Pop Rua (rua Duque de Caxias, nº 2031, bairro Madureira). Os usuários são divididos em dois grupos de 35 pessoas e podem se inscrever com a equipe técnica para participar da atividade.

Centro Pop Rua

O Centro Pop Rua oferece atendimento às pessoas em situação de rua, possibilitando o acesso à rede socioassistencial por meio dos encaminhamentos da equipe. O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), vinculado ao Centro Pop Rua, realiza atendimentos no espaço da rua e oferta acolhimento e encaminha os usuários conforme sua necessidade para que haja a superação da situação de rua.

A abordagem social pode ser solicitada pelo número (54) 9 8403.8864. A equipe do SEAS trabalha das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira. Após esse horário, a Guarda Municipal (GM) pode ser acionada pelo número 153. As abordagens sociais são realizadas em diversos pontos do município conforme roteiro e demanda da equipe.

Assessoria de Imprensa - FAS