1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

COPAS-POA abre cadastramento para laboratórios oficiais de análise de alimentos e água

Interessados deverão protocolar na Smapa documentos que comprovem certificações dos métodos utilizados

Atualizada dia

O Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal (COPAS-POA), vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), abre o período de inscrições para cadastramento de novos laboratórios oficiais. O prazo inicia na segunda-feira (09/09) e encerra dia 19 de setembro. Serão cadastrados laboratórios para análises oficiais de alimentos e água.

Os interessados deverão protocolar no COPAS-POA documentos que comprovem as certificações dos métodos utilizados para análises laboratoriais microbiológicas e físico-químicas (relação abaixo). Após o protocolo, a equipe técnica da unidade avaliará a documentação e agendará uma visita aos laboratórios interessados para avaliação e emissão de relatório final, com aprovação ou não do credenciamento. Os laboratórios com resultado positivo serão divulgados por meio de portaria emitida pela Smapa.

As análises oficiais são realizadas periodicamente pelo serviço de inspeção, sendo importantes para o controle da qualidade da água utilizada pelas agroindústrias, além da verificação da qualidade do produto final que chega ao consumidor. “As análises de autocontrole realizadas pelo próprio estabelecimento podem ser feitas no laboratório que o proprietário da agroindústria escolher. Porém, as análises oficiais, ou seja, aquelas coletadas pelo serviço oficial, só podem ser realizadas nos laboratórios definidos e cadastrados pelo serviço”, explica Marilia Lima de Campos, diretora do COPAS-POA.

O atendimento aos laboratórios interessados será realizado das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Smapa. Mais informações pelo telefone (54) 3290-3800.

Documentos mínimos obrigatórios

- Certificado de reconhecimento/acreditação do laboratório conforme os critérios da norma ISO 17025;
- Certificado de registro do laboratório junto ao Conselho de Classe competente; e
- Certificado(s) de Responsabilidade Técnica do(s) responsável(eis) pelo laboratório.

* Também podem ser protocolados demais certificados de reconhecimento que o laboratório interessado possuir.

Assessoria de Imprensa - Smapa