Após constatar qualidade abaixo do esperado no concreto aplicado, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) solicitou a reconstrução da calçada construída junto à Escola Municipal Professor Luiz Fernando Mazzochi - Prof. Nandi, no bairro Desvio Rizzo. A ação faz parte do investimento de R$ 3,3 milhões em execução de passeios públicos junto a escolas, Unidades Básicas de Saúde e outros terrenos municipais. As obras foram projetadas e são fiscalizadas pela Smosp. A demolição e a reconstrução não terão custos aos cofres públicos, sendo totalmente arcados pela empresa responsável pelo trabalho.
Conforme análise da engenharia da Smosp, o concreto aplicado se mostrou inadequado, devido à segregação da superfície executada. “Essa iniciativa do prefeito Daniel Guerra busca levar estruturas que facilitem o acesso da população aos serviços que são de direito da comunidade. Por isso, exigimos que estejam no padrão adequado de qualidade, pensando na segurança dos usuários, especialmente das crianças, e na valorização do contribuinte. A empresa foi contatada e se disponibilizou a corrigir a situação”, explica o engenheiro Leandro Pavan, secretário de Obras e Serviços Públicos.
Foto por Luciane Modena
Foto por Luciane Modena
O material será retirado e refeito na próxima semana, conforme as condições climáticas adequadas. “Também pedimos a colaboração de todos para que respeitem o período em que o concreto estiver úmido, em todos os locais onde fazemos calçadas. O trecho fica sinalizado durante um dia, tempo necessário para que o material seque. Nesse período, é preciso esperar para utilizar a calçada. No entanto, algumas pessoas fazem desenhos ou caminham sobre o concreto, deixando marcas que acumulam água e contribuem para que ele se deteriore mais rápido”, salienta Pavan.
Assinado em maio pelo prefeito Daniel Guerra, o contrato representa um investimento de R$ 3.346.060,62 em pavimentação com paralelepípedos e construção de passeios públicos em concreto junto a escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), áreas verdes e outros locais sob administração municipal. A primeira etapa será entregue ainda neste semestre, contemplando áreas do bairro Desvio Rizzo.
Calçadas danificadas no bairro Santa Fé
Foto por Luciane Modena
Calçadas danificadas no bairro Santa Fé
Foto por Luciane Modena
Assessoria de Imprensa - Smosp