1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

Inscrições para a 11ª Maratona de Contação de Histórias da SMC abrem nesta quinta-feira

Atividade integra a programação da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Publicada dia

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Departamento do Livro e da Leitura, informa que estão abertas, a partir desta quinta-feira (1º/08), as inscrições para a 11ª Maratona de Contação de Histórias. Elas devem ser feitas até o dia 16 de agosto, pelos telefones (54) 3214 5937 e (54) 3214 6083 ou pessoalmente no 4º andar da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer, localizada na Casa da Cultura.

A 11ª Maratona de Contação de Histórias de Caxias do Sul será realizada no dia 02 de outubro, das 9h às 21h, com o tema “Histórias de lugares longínquos e tempos distantes”. O projeto integra a programação da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul. As contações de histórias acontecem no Teatro Municipal Pedro Parenti e também no Palco da Feira do Livro. A cada hora, intercalam-se os contadores e o público muda, de acordo com a inscrição feitas previamente. Além disso, o musical 'ContaCantando' acompanha toda a Maratona. O grupo reúne três cantoras instrumentistas que fazem intervenções com sonoplastia, ampliando as sensações dos ouvintes, com ritmos de variados e divertidos estilos musicais.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Isabela Marquetti

Foto por Róger Rufatto

Serão 12 horas ininterruptas de encontros repletos de musicalidade e imaginação nas vozes de renomados contadores de histórias de Caxias do Sul e de outros estados brasileiros. Esse ano estarão presentes: Gislayne Avelar (BH), Marco Haurélio (SP), Bárbara Catarina (RS), Andrea Viviana Taubman (RJ), Rosana Mont’Alverne (BH), Léla Mayer (RS) e Sônia Luz (RS).

Conforme a diretora do Departamento do Livro e da Leitura, Maria Cristina Tiburi Pisoni, em 2019 a Maratona de Contação de Histórias chega a sua 11ª edição, reafirmando a importância do narrador na formação do leitor. “Muitas crianças, jovens e adultos retornam à Biblioteca Pública e a Biblioteca Parque para procurarem o livro ‘de onde saiu a história contada’. Constata-se, também, um aumento no interesse de professores e agentes de leitura em realizar cursos de formação para contar histórias e mediar leitura. A contação de histórias é o processo de envolver a criança e o jovem, de modo que os mesmos se integrem nos personagens, sintam a história de perto. Para que esse processo tenha êxito, no entanto, é necessário que seja formalizado pelo professor e/ou agentes de leitura”, complementa.

3º Seminário de Contadores de Histórias
O Departamento do Livro e da Leitura informa ainda que, durante a Feira do Livro, será realizado um debate em torno do tema “Histórias de lugares longínquos e tempos distantes", a fim de aproximar literatura e oralidade. Trata-se do 3º Seminário de Contadores de Histórias, que acontecerá concomitantemente à Maratona de Contação de Histórias, no dia 02 de outubro, no Teatro Municipal Pedro Parenti, entre 19h e 20h.

Assessoria de Imprensa - SMC