1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

Prefeito Daniel Guerra defende importância de Caxias do Sul ser contemplada pelo programa Médicos pelo Brasil

Em Brasília, comitiva caxiense se reuniu com representantes do Ministério da Saúde

Atualizada dia

O prefeito Daniel Guerra e outros integrantes da administração municipal se reuniram nesta semana (05 e 06/08), em Brasília, com a representante da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Carolina Martins José dos Santos. A comitiva tratou da adequação de Caxias do Sul ao programa Médicos pelo Brasil, lançado pelo governo federal.

O chefe do Executivo defendeu a importância de o município ser contemplado pelo programa, criado por medida provisória para substituir o Mais Médicos. “Pedimos o comprometimento e o apoio da União para poder continuar fortalecendo a assistência aos usuários em nível da atenção primária. É na ponta que se faz prevenção. Isso é bom para o usuário e para o poder público, pois evita a sobrecarga dos serviços de média e alta complexidade”, disse.

O chefe de gabinete, Chico Guerra; e o secretário municipal da Saúde, Júlio Freitas, também participaram do encontro. O titular da Saúde lembrou que Caxias do Sul já contou com 25 profissionais vinculados ao Mais Médicos na rede básica. Atualmente, 20 permanecem atuando, pois cinco vagas não foram repostas pelo governo federal após a saída dos cubanos do programa.

Além disso, nos próximos meses, outros profissionais encerrarão seus contratos. “Precisamos organizar o fluxo de médicos para que, se houver a necessidade, a reposição seja feita de maneira a não prejudicar o atendimento oferecido à população”, afirmou Freitas.

Carolina Santos orientou o cadastramento de toda a população em situação de vulnerabilidade econômica de Caxias do Sul, incluindo beneficiários do Bolsa-Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentados que recebem até dois salários mínimos. “Os dados serão usados pelo Ministério da Saúde como critério para determinar quantos médicos cada comunidade receberá”, informou a representante do governo federal.

No encontro, também foi acertada a habilitação do serviço de traumatologia de alta complexidade em Farroupilha. O município deve passar a compartilhar com Caxias do Sul a prestação de procedimentos relacionados à especialidade para 49 municípios da Serra.

Por fim, o prefeito solicitou ao assessor especial do Ministério da Saúde, Leonardo Soares, agilidade na liberação de uma emenda parlamentar de R$ 500 mil, indicada pelo deputado federal Carlos Gomes, que acompanhou a comitiva caxiense em Brasília. “A verba será destinada para custeio, permitindo ampliar a oferta de diversos serviços à população”, declarou Daniel Guerra.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Jorge Fuentes

Foto por Jorge Fuentes

Assessoria de Imprensa - SMS