1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

Prefeito Daniel Guerra visita obras em andamento em Caxias do Sul

Chefe do Executivo também conferiu funcionamento de escola e UBSs

Atualizada dia

O prefeito Daniel Guerra fez uma série de visitas a obras em andamento em Caxias do Sul, na tarde desta quinta-feira (15/08). O chefe do Executivo esteve acompanhado dos secretários de Obras e Serviços Públicos (Smosp), Leandro Pavan, e da Habitação, Claudir de Bittencourt, que também é coordenador de Relações Comunitárias. As visitas focaram na pavimentação comunitária, programa no qual a prefeitura é responsável por cerca de 80% dos custos, enquanto 20% ficam por conta dos moradores. O prefeito também esteve em obras totalmente custeadas pelo Município, como a pavimentação da rua das Andorinhas e da rua Gerson Andreis, além de visitar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila Ipê e Reolon e a Escola Municipal Ruben Bento Alves.

A rua das Andorinhas, no loteamento Vila Ipê, está com obras de implantação de rede de drenagem pluvial. Em seguida, receberá pavimentação em paralelepípedo. A melhoria beneficiará a Escola Ruben Bento Alves e a horta comunitária que funciona no local. Serão 500 metros em paralelepípedo, até a esquina com a rua das Arapongas. O calçamento está sendo viabilizado junto à construção de calçadas ao redor dos terrenos de área verde do local, numa extensão de 1.249 metros de passeios públicos.

Na escola, o prefeito conversou com professores e funcionários. “Viemos trazer boas notícias com relação ao calçamento dessa rua, esperado há mais de 20 anos. Quero assumir o compromisso de finalizar essas melhorias até o primeiro trimestre de 2020, com tudo ocorrendo dentro do esperado. Será muito importante para toda a comunidade, especialmente para nossos estudantes”, salientou. A medida agradou a moradora Santa do Nascimento, de 59 anos. “É muito melhor para o colégio, porque não teremos barro. A lavoura também ficou ótima, fazia muito tempo que esperávamos. Moro aqui há 15 anos e já está melhor. Esperamos tanto e está ficando bonito. Fiquei muito contente de conhecer o prefeito”, comentou.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

A equipe esteve nas ruas Silvestre Ruschel, Seledo Leiser, Maria Lucila Dalla Rosa, Jayme Gonçalves da Silva, Nair de Grandi Gazzi e Dr. Nilson Teobaldo Schaeffer, todas contempladas com pavimentação comunitária. Nesses locais, o prefeito conversou com os moradores, conferindo suas opiniões sobre o trabalho desempenhado, além de ter ouvido demandas e encaminhado retornos. A costureira Marisa de Souza Vieira, 55 anos, recebeu Daniel Guerra na rua Silvestre Ruschel. “Antes da obra, era muito barro e poeira. Meu marido faz hemodiálise e precisávamos limpar a máquina todos os dias, pois ficava muito suja. Agora, não estouro foguetes todos os dias para agradecer porque não tenho. Ficamos contentes que o prefeito tenha nos visitado, para conhecer de perto a realidade da nossa comunidade”, contou.

Conforme o titular da Smosp, engenheiro Leandro Pavan, esse programa contribui para melhorar a qualidade de vida nos locais, pois previne alagamentos, ajuda a diminuir a incidência de doenças respiratórias ocasionadas pela poeira e também oportuniza a valorização dos imóveis. “Já trabalhamos com 17 ruas. Nossa meta é de, pelo menos, dobrar esse número até o fim do ano. É um projeto muito vantajoso para todos, pois os moradores arcam com uma pequena parte enquanto ficamos com a questão mais complexa e mais cara. Fazemos topografia, projeto, licenciamento ambiental, terraplanagem, drenagem, nivelamento do terreno, rebaixamento, detonação de rochas, deslocamento de postes, fornecimento de paralelepípedos e construção de cancha”, explica.

As obras na rua Gerson Andreis, no bairro Cidade Nova, também foram vistoriadas No momento, está passando por implantação de rede de macrodrenagem pluvial. Na sequência, receberá asfalto. O investimento é de aproximadamente R$ 4,3 milhões. Nas UBSs, Daniel Guerra conferiu o atendimento e conversou com moradores sobre os serviços municipais que utilizam.

Galeria de imagens
1 de 11 imagens

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Foto por Luciane Modena

Pavimentação Comunitária

O Programa Municipal de Pavimentação Comunitária foi estabelecido pela lei municipal 7.084 de 23 de dezembro de 2009. Para fazer parte, os moradores precisam preencher um Termo de Adesão que deve ser retirado na Coordenadoria de Relações Comunitárias, localizada na prefeitura (rua Alfredo Chaves, nº 1.333, 3º andar, bairro Exposição). Após, é necessário abrir um processo com esse documento no Protocolo Geral, no térreo do Centro Administrativo. Entre os critérios, é necessário que a rua seja regularizada e que todos os moradores envolvidos se comprometam com as despesas que lhes cabem. Caso aprovada, a execução será realizada por uma empresa credenciada pelo Município, de escolha dos moradores.

Estoque de pedras da Secretaria de Obras para pavimentações comunitárias

Foto por Leandro Pavan

Assessoria de Imprensa - Smosp