1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

SMTTM executa últimos ajustes na avenida São Leopoldo

Implantação de semáforos, melhorias no passeio público e na sinalização estão sendo realizados na via

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul executa nesta semana os últimos ajustes antes de concluir as obras de mobilidade na avenida São Leopoldo. Equipes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), responsável pelo investimento, estão trabalhando na implantação de um conjunto de semáforos na esquina com a rua Emanuel Boniatti e na finalização dos serviços de sinalização ao longo do trecho. Ao mesmo tempo, funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) realizam melhorias no passeio público para facilitar o trânsito de pedestres.

O propósito das sinaleiras é contribuir com a circulação no cruzamento com a Emanuel Boniatti, em um trecho próximo de duas escolas e de outros estabelecimentos no bairro São Leopoldo. Haverá tempo exclusivo para a travessia de pedestres, ferramenta disponível após o acionamento da botoeira. Os semáforos também terão contadores digitais regressivos, em mais uma ação da SMTTM para reforçar a segurança de quem está a pé. Os equipamentos estão em fase inicial de instalação e a previsão é que o serviço seja concluído até o final desta semana. Após, as sinaleiras aguardarão a realização de trabalhos de sinalização antes de entrarem em operação.

Além disso, o passeio público no local está recebendo melhorias para contribuir com a circulação de quem está a pé. Os trabalhos consistem na adequação de um muro para permitir a mobilidade de pessoas com deficiência que usam a cadeira de rodas para se locomover. No outro lado da via, será executada também uma rampa de acessibilidade. A previsão da Codeca é que os trabalhos sigam pelos próximos 10 dias.

Em relação à sinalização, a São Leopoldo recebeu pintura das faixas de separação das vias, das pistas, instalação de tachões e de faixas de pedestres e retenção. Restam apenas marcações de orientações no pavimento, como setas e legendas. As melhorias compreendem o trecho entre a Sarmento Leite e a avenida Ruben Bento Alves, somando 1,3 quilômetro. O serviço de sinalização deverá avançar com a conclusão da implantação dos semáforos e do investimento no passeio público.

Galeria de imagens
1 de 8 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

O titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, ressalta que a pavimentação no trecho foi concluída em pouco mais de três meses de obras e priorizada pela administração municipal para que a circulação da comunidade não fosse prejudicada. “A São Leopoldo é uma rota estratégica da nossa cidade e esse investimento permite melhorias no local. Também estamos investindo na circulação de pedestres, com novos pontos de travessia com semáforos e de reforço nas faixas de pedestres”, explica.

Melhorias

A obra na São Leopoldo corrigiu problemas estruturais na via e elevou as condições de trafegabilidade no trecho. Os buracos e os locais onde o asfalto estava fissurado (com rachaduras) foram substituídos por nova pavimentação, acompanhada de serviços de drenagem, para melhor escoamento da água da chuva, além da sinalização com pintura e instalação de novas placas de trânsito. As obras foram realizadas pela empresa Encopav Engenharia, vencedora da licitação.

O trecho é uma das principais rotas de visitantes de cidades como Gramado, Nova Petrópolis e Vale dos Sinos, que chegam a Caxias do Sul pela BR-116. Além disso, também é utilizado como itinerário de diversas linhas do transporte coletivo urbano. O investimento é de R$ 1.697.478,90, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal.

Assessoria de Imprensa - SMTTM