1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

Prefeitura iniciará teste de nova faixa de trânsito em trecho da rua Os Dezoito do Forte

Medida valerá a partir de segunda (02/09) nas quadras entre a Alfredo Chaves e a Marquês do Herval

Atualizada dia

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) testará a partir da próxima segunda-feira (02/09) a criação de uma nova faixa para circulação de veículos na rua Os Dezoito do Forte. A medida valerá no trecho entre as ruas Alfredo Chaves e Marquês do Herval. Além das duas faixas disponíveis atualmente, o trânsito no local fluirá também com uma terceira pista, à esquerda, que permitirá o tráfego de veículos de segunda a sexta-feira, entre 6h e 20h. Fora destes horários e aos finais de semana, o espaço será reservado para o estacionamento, que passará a ser gratuito.

De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, a ação busca ampliar a capacidade de circulação da Os Dezoito do Forte, principalmente em horários de intenso movimento. A avaliação da pasta é que o trânsito no final da manhã e início e término da tarde ocasionam congestionamentos e lentidão no tráfego de veículos e impactam negativamente no deslocamento da comunidade. Ainda segundo ele, a medida valerá durante o mês de setembro e será acompanhada pela equipe da SMTTM para avaliar os impactos da ação de mobilidade no local.

“Na nossa avaliação, é o trecho com o pior trânsito da cidade. Há uma movimentação muito forte em horários tradicionais, impulsionados principalmente pela entrada e saída de estudantes de duas escolas próximas ao local. Estamos realizando essa alteração para beneficiar toda a comunidade que usa a Os Dezoito do Forte com o objetivo de reduzir o gargalo e fazer com que as pessoas fiquem menos tempo parada nessa região”, pontuou.

A ampliação das faixas impactará em alteração no horário de estacionamento do trecho. A partir da próxima semana, será permitido estacionar entre 20h e 6h de segunda a sexta-feira. Como não há cobrança de estacionamento à noite, a utilização dos espaços é gratuita. Aos sábados e domingos, o estacionamento será permitido o dia todo e não sofrerá alterações. Os ajustes na sinalização serão realizados nesta sexta-feira e incluirá alterações nas placas de trânsito e na pintura do meio-fio, esta última uma ferramenta que contribuirá visualmente para que os motoristas identifiquem a nova função do espaço.

Além do corredor de ônibus e das duas faixas centrais, trânsito fluirá em dias úteis, entre 6h e 20h, também em uma terceira faixa

Foto por Leonardo Portella

A partir de segunda-feira e durante a semana, agentes da Fiscalização de Trânsito da SMTTM estarão no local para orientação aos condutores. Quem estiver estacionado fora do horário de permissão estará sujeito a autuação. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em local proibido em desacordo com a sinalização é uma infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo será removido de circulação (guinchado).

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

A alteração é planejada pela administração desde 2017 e foi uma proposta do prefeito Daniel Guerra à SMTTM. Ainda nos primeiros três meses de gestão, a pasta realizou adequações nos horários de estacionamento na rua Os Dezoito do Forte, entre a Marquês do Herval e a Dr. Montaury, também com foco em melhorias na mobilidade no local. Desde então, é proibido estacionar no lado esquerdo da via de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, das 11h às 14h e das 16h30 às 19h. Durante estes períodos, os espaços ficam livres para a formação de uma nova pista provisória. O local, sinalizado por cones, contribui para o deslocamento dos pais e responsáveis que vão ingressar no estacionamento interno de uma escola da região.

Assessoria de Imprensa - SMTTM