1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

Revitalização de paradas de ônibus avança e novas estações recebem melhorias

Terminais nos bairros Pio X, São José e Centro estão sendo contemplados em 12 diferentes locais

Atualizada dia

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) segue avançando com a revitalização das paradas de ônibus na cidade. Novos terminais para os usuários do transporte público estão sendo finalizados enquanto outros recebem serviços iniciais de limpeza, pintura e outras manutenções. Ao todo, 12 estações nos bairros Pio X, São José e Centro foram contempladas até o momento, sendo duas concluídas e outras dez em processo de revitalização. Os trabalhos são realizados pela empresa ESI Comércio e Construções e preveem o serviço em 49 paradas instaladas na cidade até junho do próximo ano.

Nesta semana, os trabalhos iniciaram em quatro novas estações: na rua Pio XII, próximo ao cruzamento com a rua Evaristo de Antoni; e na Moreira Cesar, nas esquinas com a Mariana Prezzi, Guilherme Adamatti e Ernesto Alves. Ao mesmo tempo, estão sendo realizados serviços de limpeza na Estação Ópera, localizada na Pinheiro Machado, entre a Dr. Montaury e a Visconde de Pelotas. O local é considerado como um dos terminais mais movimentados da cidade e avançará em várias etapas para evitar o desativamento total da parada e para que o embarque e desembarque de passageiros não seja alterado.

Em outros pontos, as ações estão em fase de conclusão, como na Visconde de Pelotas com a Carlos Dutra Viana (próximo ao INSS) e com a Duque de Caxias; na Moreira Cesar com a Avelino Adamatti, José de Carli e Pio XII com a Ângelo Chiarello. As paradas na Moreira Cesar com a Balduíno D’Arrigo e na avenida Rossetti com a Moreira Cesar já foram finalizadas.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Cada uma das estações foram avaliadas pelos técnicos da SMTTM e receberam um diagnóstico das ações que precisam ser realizadas no espaço. Em todas elas são realizadas a pintura das estruturas e dos bancos. Antes da aplicação de tinta, haverá a remoção de cartazes e de colagens fixadas nas estações e das pichações existentes nas superfícies. A cobertura das paradas, em chapas de policarbonato, passará por limpeza nas duas faces ou será trocada, dependendo do estado de conservação.

Outra melhoria será na iluminação: os refletores e lâmpadas existentes serão substituídos por equipamentos de LED, aumentando a eficiência no consumo e contribuindo com a segurança dos usuários. Serviços de verificação e desobstrução das calhas e tubos e a reconstituição e execução do passeio público onde estiverem danificados também serão executados de acordo com cada parada. Os locais não passam por melhorias desde 2015.

Para o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, o serviço deverá avançar mais rapidamente nos próximos meses com o término do inverno e a chegada de tempos mais secos e que viabilizam a realização das melhorias nos terminais. “Recebemos comentários positivos da comunidade, que já identificou que as paradas estão melhores, mais bem cuidadas e protegendo o usuário do transporte público. Nosso planejamento é seguir realizando esse serviço mais rapidamente para que outras regiões da cidade também sejam contempladas com esse trabalho, ressaltou.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Terminal na Visconde de Pelotas, próximo ao INSS

Foto por Leonardo Portella

Parada na Moreira Cesar

Foto por Leonardo Portella

Estação na avenida Rossetti

Foto por Leonardo Portella

Investimento

O investimento na contratação do serviço é de R$ 670.498,37 e foi financiado com recursos do Fundo Municipal de Transportes (Funtran). O Fundo recebe 1% do faturamento da empresa concessionária do transporte público na cidade e a prefeitura investe, conforme prevê a lei, em melhorias no serviço. É deste mesmo Fundo que é custeada a manutenção mensal das Estações Principais de Integração (EPIs) Imigrante e Floresta. A SMTTM planeja também uma licitação para a contratação de serviços de limpeza e pintura das estações de transbordo, além de outras adequações para a melhoria dos espaços. Ainda não há previsão para o lançamento do edital.

Abrigos nos bairros

A comunidade pode solicitar à SMTTM a instalação e manutenção de coberturas nas paradas de ônibus nos bairros. É preciso protocolar o pedido na pasta, localizada na rua Moreira Cesar, 1666, bairro Pio X. O horário de atendimento é das 10h às 16h. A demanda passará por análise e, posteriormente, deverá ser instalado o equipamento.

Assessoria de Imprensa - SMTTM