1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

SMS firma parceria com Escola de Saúde de Porto Alegre

Acordo prevê capacitações para todos os profissionais da Atenção Básica de Caxias do Sul

Atualizada dia

Representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estiveram na Escola de Saúde, em Porto Alegre, para firmar uma parceria para capacitações dos profissionais da Atenção Básica do município. A iniciativa faz parte do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica e o objetivo é qualificar ainda mais os serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território.

Para isso, há um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa, de cunho federal, destina verbas mensais aos municípios que atingirem os critérios preestabelecidos nas avaliações, tais como acesso aos serviços de saúde, visita domiciliar, saúde da mulher, satisfação do usuário e mecanismos de participação e interação dos usuários.

Cássio de Oliveira, gerente do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da SMS, explica os benefícios dessas capacitações aos profissionais da Atenção Básica. “A proposta é implementarmos e discutirmos os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Estratégia da Saúde da Família, instrumentalizando e subsidiando o servidor na organização inicial do seu processo de trabalho”, comenta.

Escola de Saúde Pública

A Escola de Saúde Pública (ESP/RS) é um Centro de Educação e Pesquisa em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde que tem por missão a gestão da educação em Saúde Coletiva no Estado, desenvolvendo ações de formação, educação permanente, pesquisa, extensão e produção de conhecimentos, que contribuam para o fortalecimento do SUS e para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população gaúcha.

Assessoria de Imprensa - SMS