1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Agosto

Secretaria de Trânsito retoma atendimentos em espaço educativo para crianças

Estudantes da Escola Cidade Nova foram envolvidos em mini circuito que estimula comportamento seguro de ciclistas e pedestres

Atualizada dia

Mais do que aprender na teoria, estudantes do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova puderam aplicar na prática os conhecimentos sobre ir e vir com segurança. Isso porque a Escola Pública de Trânsito (EPT), departamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), retomou nesta terça-feira (27/08) os atendimentos em um espaço educativo e lúdico instalado no prédio da unidade. O local é formado por um mini circuito, com semáforos para veículos e pedestres, além de calçadas, rampas e outros equipamentos que fazem parte da comunidade no dia a dia do trânsito. A iniciativa faz parte do projeto "Visitando a EPT”.

A visita dos estudantes fez parte de um projeto desenvolvido pela instituição que levou a temática do trânsito para dentro das salas de aulas. Na SMTTM, eles aprenderam a importância do uso dos equipamentos de segurança, além do transporte correto de bebês e crianças e do significado dos sinais dos semáforos.

Em seguida, os pequenos aproveitaram o novo espaço para simularem uma travessia correta e segura, respeitando as sinaleiras e a reconhecerem a importância da acessibilidade nos espaços, além da atenção que o deslocamento pela cidade exige de ciclistas e pedestres. Também puderam conduzir um triciclo adaptado pelas ruas do circuito, simulando a conduta correta para quem se locomove utilizando a bicicleta. Eles foram equipados com capacete, luvas, joelheiras e cotoveleiras.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Um dos primeiros condutores a trafegar pelo circuito a bordo de um triciclo foi o estudante Miguel Oliveira, de 6 anos. “Eu sempre atravesso a rua com os meus pais e aprendi que quando o sinal estiver verde para os carros as pessoas não podem passar”, contou. Para a professora Roseli Camargo, as orientações dos agentes de trânsito contribuem com o crescimento dos pequenos. “É de extrema relevância porque estamos falando de cotidiano, de algo rotineiro, que se repete na ida para a escola, em um passeio com a família. É orientar para evitar acidentes e priorizarmos a vida”, disse ela. Ao todo, 50 estudantes passaram pelo local. Eles também visitaram outros setores da unidade, como o local onde são confeccionadas as placas de trânsito instaladas pela prefeitura em ruas e avenidas do município.

Foto por Leonardo Portella

Segundo o gerente da EPT, Joelson Queiroz, o novo espaço permitirá que o departamento amplie os atendimentos às crianças e contribua com os ensinamentos ao proporcionar uma atividade prática e divertida. Nos últimos anos, o local estava desativado e necessitou de ajustes e manutenções para voltar a receber o público. “Há bastante tempo tínhamos a vontade de retomar o espaço. O local é seguro e podemos aplicar os conhecimentos com tranquilidade. Estamos permanentemente nas escolas, mas precisávamos de um espaço nosso e que seja mais uma ferramenta que contribua com a nossa missão de levar conhecimento e salvar vidas no trânsito”, destaca. “E focamos justamente no pedestre e no ciclista para que as crianças entendam desde cedo os direitos e os deveres de cada um”, completou.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Queiroz afirma que todas as escolas, entidades e instituições podem agendar a visita e participar da atividade. É preciso agendar pelos telefones (54) 3290-3955 ou 3290-3956 e também pelo e-mail escolatransito@caxias.rs.gov.br.

Assessoria de Imprensa - SMTTM